

Conheça Itacaré
Aqui você vai encontrar dados e informações que permitem conhecer mais a nossa cidade e são importantes ferramentas para qualificar as políticas públicas locais.


Sítios arqueológicos em Itacaré

Informações obtidas no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (acessado em 19/4/2024)
Conheça os dados completos, inclusive para demais municípios da região, Bahia e Brasil (arquivo .pdf), acessando o botão:
Sítios arqueológicos são locais nos quais anteriormente foram encontrados vestígios de ocupação humana, podendo ser tanto antiga quanto mais recente.
Entretanto, se todos locais fossem categorizados dessa forma, bastando haver a ocupação, seria possível até mesmo classificar residências como sítios arqueológicos. Para evitar isso, os locais que são registrados dessa forma levam em consideração pontos como a importância científica do que foi encontrado na região, especialmente para a compreensão da história da humanidade.
Os sítios arqueológicos são estudados por profissionais da arqueologia para que consigam compreender um pouco mais a existência humana por meio dos vestígios deixados ao longo dos tempos. Os vestígios considerados relevantes podem ser pinturas rupestres, construções antigas e artefatos, por exemplo. Todos eles são vistos como materiais arqueológicos usados para pesquisas que visam identificar comportamentos do passado.
A confirmação de que um determinado local pode ser considerado um sítio arqueológico é realizada após a visita de um profissional, que faz uma avaliação e, por fim, pode ter a visão necessária para concluir o processo de forma positiva ou negativa quanto à definição. Todos os vestígios encontrados, após terem passado por uma avaliação, são catalogados e, posteriormente, enviados para locais que ficam com a responsabilidade de reavaliar e armazenar todo esse material.
Itacaré possui quatro sítios arqueológicos registrados junto ao Iphan, estando três localizados às margens do Rio de Contas e um próximo ao balão da estrada para Camamu (veja a localização deles no Mapa Georreferenciado de Itacaré).
Vamos saber um pouco mais sobre cada um?
-
Engenho de Taboquinhas (Bem Arqueológico / Sítio): Trata-se de uma grande unidade de produção de açúcar, provavelmente do século XIX, localizada em Taboquinhas, à margem direita do Rio de Contas, há cerca de 30km de Itacaré, onde existe uma residência datada de 1945, em uso, entre as ruínas do engenho. Registrado em 27/05/2007. Ficha CNSA: https://drive.google.com/file/d/1Tb03GY4i7LQRu5wTxv9e2QMYDroFYIQE/view?usp=drive_link.
-
Jeribucaçu (Bem Arqueológico / Sítio): Residência histórica do século XIX, onde se encontram suas estruturas alicerçais, definindo os limites da residência e suas divisões internas. Tudo indica tratar-se de uma sede de fazenda. Também existe, há aproximados 120m, uma barragem de pedras. Registrado em 30/12/2006. Ficha CNSA: https://drive.google.com/file/d/1LAqkMV2G2mIh_g0bqqhUdtFszdnzNhsO/view?usp=drive_link.
-
Engenho Rio de Contas (Bem Arqueológico / Sítio): Trata-se de uma grande unidade de produção (engenho), localizada à margem esquerda do Rio de Contas, no domínio do município de Itacaré, em um trecho do rio que sofre forte influência da maré. Registrado em 30/12/2006. Ficha CNSA: https://drive.google.com/file/d/10zLtoGVyxNFiCMd1Yi6in-RYhtnRTyo1/view?usp=drive_link.
-
Engenho do Rio de Contas (Bem Arqueológico / Sítio): Ruínas de um engenho movido por força motriz. O sítio está localizado em terraço fluvial situado às margens do rio de Contas, a cerca de uma légua a partir da foz em direção ao interior, um pouco antes do rio do Engenho. Registrado em 08/11/1999. Ficha CNSA: https://drive.google.com/file/d/1ubOA2H0mJdbhp8xujfRWfRdWA3RSfEQP/view?usp=drive_link.