Curso promove papel do esporte para empoderamento feminino
- Márcio Leal
- 16 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Você já imaginou o impacto que as práticas esportivas podem ter no empoderamento das meninas e mulheres? O curso de extensão Esporte Delas, da Universidade Aberta do Nordeste (UNAE), capacita agentes para atuar com facilitação e monitoramento do processo ensino-aprendizagem do esporte.
Gratuita, a capacitação é na modalidade ensino à distância (EaD) e com emissão de certificado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e UANE. São seis módulos, com carga horária total de 70 horas, articulados em torno do debate sobre a legislação e política na participação das mulheres no esporte, a representação do corpo feminino e estereótipos no esporte, carreiras esportivas das mulheres, entre outros.
Os diferentes esportes e as atividades físicas são elementos essenciais em nossa sociedade, refletindo e reforçando, muitas vezes, desigualdades sociais, estereótipos de gênero e preconceitos. Pesquisa global recente realizada por Dove e Nike revela que, em todo o mundo, 45% das meninas entre 11 e 17 anos abandonam a prática esportiva devido à baixa confiança com o próprio corpo, um número que é duas vezes maior do que entre os meninos. No Brasil, essa taxa é de 34%.
Esse dado alarmante destaca a importância de abordar essas questões dentro do contexto esportivo, especialmente durante a puberdade, uma fase crítica para o desenvolvimento da autoestima e da confiança corporal das meninas. E o curso estimula a reflexão da sociedade sobre o direito das mulheres ao esporte, além de destacar os benefícios do esporte e da atividade física não apenas para a saúde, mas também para o empoderamento e desenvolvimento de habilidades.
Webinar
De forma preparatória para a capacitação, será realizado na próxima quinta-feira (22/2), às 9h, um webinar sobre políticas públicas para a inclusão de meninas e mulheres no esporte, gestão, carreira e ações práticas. O debate será por meio da plataforma Zoom.
Comments