Edital apoia projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte
- Márcio Leal

- 6 de jul.
- 2 min de leitura

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com projetos aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte já podem se inscrever no Edital Itaú Esporte 2025. O cadastro deve ser feito até o dia 1º de agosto.
Para além das práticas desportivas, as propostas devem promover uma abordagem integral voltada às pessoas, com atividades que contribuam para o desenvolvimento do público e gerem impacto positivo no território. Elas precisam se enquadrar em uma das três categorias abaixo:
Formação e capacitação de educadores e gestores: atividades voltadas à qualificação de profissionais para atuação em ações socioesportivas com foco na educação integral;
Educação: projetos que utilizem o esporte como ferramenta para a educação integral de crianças e adolescentes formalmente matriculados na rede pública de ensino. Serão consideradas iniciativas realizadas em escolas públicas, como complemento à grade curricular, ou projetos de iniciação esportiva desenvolvidos em outros espaços, desde que fundamentados em metodologias voltadas ao desenvolvimento integral;
Diversidade: projetos que promovam equidade, empoderamento, prevenção e enfrentamento à discriminação por meio de atividades esportivas que contribuam para a educação integral. Propostas devem alcançar populações em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para meninas e mulheres, população negra e indígena, pessoas quilombolas, refugiadas, da comunidade LGBTQIA+ e locais com baixa ou nenhuma oferta de equipamentos esportivos.
As OSCs devem estar registradas há, no mínimo, 2 anos e os projetos precisam estar aprovados nas modalidades de "desporto educacional" ou "desporto de participação" e aptos a captar recursos em outubro, novembro e dezembro de 2025. Cada uma pode inscrever até três propostas, desde que seja uma por categoria.
A última edição do edital mobilizou R$ 32 milhões para a realização de 41 projetos ao longo deste ano, distribuídos em doze estados e 19 cidades. São Paulo foi o estado com o maior número de iniciativas selecionadas, totalizando doze, seguido pelo Rio de Janeiro, com sete, e Minas Gerais, com cinco.




Comentários