top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Edital apoia projetos de turismo sustentável com até R$ 500 mil


Estão abertas, até 21 de agosto, as inscrições de organizações da sociedade civil (OSC) participarem do edital Turismo Sustentável - Turismo com preservação e inclusão. Iniciativa da Aliança pela Inclusão produtiva (Aipê) busca fortalecer redes locais, melhorar produtos turísticos e promover a preservação ambiental.


Serão selecionados, ao menos, 10 projetos de até R$ 500 mil de OSCs que promovem o turismo sustentável, urbano ou rural, valorizando a cultura e o patrimônio histórico local. Organizações devem ter CNPJ ativo há 4 anos e já desenvolver ao menos duas ações na área. Iniciativas de turismo de base comunitária, turismo étnico e organizações lideradas ou formadas por mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais e juventudes serão priorizadas.


A Aipê pretende, com o apoio dessa chamada, contribuir para o enfrentamento de um ou mais gargalos, como etapas do processo turístico que hoje limitam o sucesso da iniciativa, seja por falta de recursos, estrutura, pessoal etc. Também pretende potencializar oportunidades já existentes no setor.


Os projetos devem contemplar, ao menos, dois dos seguintes eixos de atuação:


  • Fortalecimento das Redes e Organizações Locais: ações que contribuam para a consolidação de um arranjo local que seja capaz de estabelecer o turismo como uma fonte de renda significativa para o território.

  • Criação ou Melhoria do Produto Turístico: implementação de ações, equipamentos ou recursos que garantam o desenvolvimento ou aprimoramento do desenho de produtos turísticos (rota, circuito, roteiro, comercialização etc.) voltados para o turismo sustentável em territórios.

  • Práticas Sustentáveis: realização de ações, compras de equipamentos ou outros recursos que garantam a implementação ou potencialização de práticas de turismo sustentável.

  • Capacitação, Assistência Técnica e/ou Consultoria: formações, cursos ou assessorias técnicas que possam contribuir para a qualificação técnica e profissional do empreendimento turístico sustentável.


Comments


bottom of page