top of page

Exposição em Itacaré (BA) celebra resistência e história quilombola

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 17 de nov.
  • 2 min de leitura
Foto mostra detalhe da Orla de Itacaré, com o rio do lado direito, um trecho de areia e grama no centro e o calçadão à esquerda. Em cima da grama, tem um banner da exposição, com a logomarca dela e o texto "Vem aí! Em novembro, a Orla será ocupada por retratos das pessoas mais velhas das nossas comunidades quilombolas, guardiões e guardiãs da memória, cultura e resistência afrobrasileira. Cada retrato é um gesto de reconhecimento e pertencimento!"

A partir desta quinta-feira (20/11), a população de Itacaré, município do litoral sul baiano, e as dezenas de milhares de pessoas do Brasil e do exterior que visitam esse famoso ponto turístico do país poderão apreciar a exposição "Resistência e História Quilombola: Retratos das Raízes Ancestrais de Itacaré/BA".


A mostra, gratuita, reúne 40 retratos dos homens e mulheres mais velhas de comunidades quilombolas da cidade, captados pela fotógrafa Maria Amália Martin. Ela estará aberta à visitação, na Orla da cidade, até 5 de fevereiro de 2026.


"As pessoas fotografadas são reconhecidas como guardiãs da história, dos saberes e das tradições que sustentam as raízes de Itacaré. A seleção delas foi realizada pelas próprias associações quilombolas, assegurando legitimidade à representação e reafirmando o protagonismo comunitário como princípio central do projeto", conta a fotógrafa.


Acesso ampliado


Cada retrato tem um QR Code que direciona o público para conteúdos complementares. Além da audiodescrição de cada foto, como ferramenta de acessibilidade, as pessoas ainda acessam relatos, registros audiovisuais e informações sobre cada uma das pessoas retratadas e suas comunidades, ampliando o alcance, a acessibilidade e a experiência da exposição.


Esses conteúdos estão todos publicados no site oficial www.resistenciaquilombola.com.br, que também será lançado em sua versão completa no dia 20 de novembro. "Consolidamos um acervo digital público e permanente sobre a longa história quilombola de Itacaré. Queremos que ele sirva como ferramenta de pesquisa, educação e preservação do patrimônio cultural do município", explica Maria Amália Martin.


E, como parte das ações de mobilização e sensibilização, estão sendo distribuídos 5 mil cartões postais impressos em papel reciclado, que aliam práticas sustentáveis à valorização da memória e da identidade quilombola.


Escolas quilombolas


A mostra também chegou às escolas do município entre o final de outubro e começo deste mês, ganhando formato lambe-lambe para ocupar paredes, pátios e áreas de convivência. Foram cinco escolas quilombolas. E, no começo de dezembro, irá envolver uma escola de Ensino Fundamental II na sede da cidade e uma escola estadual de Ensino Médio no distrito de Taboquinhas.


Nessa atividade, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, estudantes fazem a afixação das fotografias na parede, participando de uma oficina de lambe-lambe – técnica artesanal de colagem. Além disso, conta com a presença de algumas das pessoas retratadas, que fazem uma roda de conversa com as crianças para contarem um pouco mais de suas histórias.


"As crianças estão vivendo uma experiência de criação, pertencimento e reconhecimento de suas próprias raízes. E a presença das pessoas mais velhas retratadas torna esses momentos ainda mais especiais: elas conversam com as crianças e jovens, compartilham lembranças e fortalecem o diálogo entre gerações", ressalta a fotógrafa e produtora do projeto.


A exposição foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal. Ainda tem apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Itacaré.

Comentários


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page