Formação explora teoria, prática e ética da curadoria contemporânea
- institutotijuipe
- 30 de out.
- 1 min de leitura

Estão abertas as inscrições para o curso "Curadoria para as Artes Visuais". A iniciativa traz um viés crítico, qualificando as pessoas participantes a atuar de maneira autônoma e contextualizada nesse universo.
A curadoria historicamente se concentra na seleção, agrupamento e organização de objetos artísticos para serem expostos junto ao público a partir de uma determinada ideia contextual.
"Nosso objetivo é oferecer uma formação crítica e prática que permita compreender a curadoria como campo de criação, reflexão e responsabilidade social. Mais do que organizar exposições, curar é construir sentidos e abrir espaço para novos olhares sobre a arte", afirma o professor Kleber Amâncio, historiador da arte e docente da UFRB, doutor em História Social pela USP e pesquisador visitante na Harvard University.
Gratuita e 100% online e com carga horária de 60h, a formação conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como tradução em Libras, legendas e audiodescrição. Nela, são abordadas a história da curadoria, os processos de concepção e elaboração de projetos curatoriais, a relação entre curadoria e teoria crítica e o planejamento expográfico, mediação e acessibilidade em exposições.
Voltado a artistas visuais, profissionais da curadoria, da produção cultural e da pesquisa e pessoas interessados em artes e crítica contemporânea, o curso prepara os participantes para conceber, planejar e executar projetos curatoriais completos, alinhando sensibilidade estética, reflexão crítica e consciência ética.
Ele é oferecido pela Escult – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação em Arte, Cultura e Economia Criativa, parceria do Ministério da Cultura com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).




Comentários