Formação online em cibersegurança tem 25 mil vagas gratuitas
- Márcio Leal

- há 21 horas
- 2 min de leitura

O programa Hackers do Bem, de qualificação em cibersegurança, reabriu 25 mil novas vagas para os cursos de Nivelamento e Básico. A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com execução pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), forma profissionais em segurança digital para o mercado brasileiro.
Totalmente gratuito e online, o programa é destinado a qualquer pessoa que pretenda seguir carreira na área. Podem se inscrever pessoas que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Não há limite de idade ou necessidade de conhecimento prévio em segurança da informação.
Desde seu lançamento, em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil alunos. "O programa já se consolidou como uma das maiores iniciativas nacionais e internacionais de formação em cibersegurança. Os resultados até aqui demonstram o impacto positivo e a relevância da iniciativa para o fortalecimento das competências digitais no Brasil", afirma Leandro Guimarães, diretor-adjunto da Escola Superior de Redes (ESR).
Os cursos com novas vagas abordam a cibersegurança de forma ampla, objetiva e introdutória. O módulo Nivelamento, com 80h de carga horária, introduz ao universo da cibersegurança e outros temas relacionados, como hardware, internet, redes, sistemas operacionais (Windows e Linux) e lógica de programação.
No curso Básico, com carga horária de 64h, as pessoas aprendem conceitos de computação em nuvem, desenvolvimento, identificação de ameaças e vulnerabilidades, criptografia e conceitos de Governança, Risco e Compliance.
Ao final de cada, participantes recebem um certificado reconhecido. E passam a integrar o Hub Hackers do Bem, um espaço virtual que conecta alunos, especialistas, empresas e o governo, promovendo troca de conhecimento, networking e acesso a oportunidades profissionais no setor de cibersegurança.
E para quem quiser avançar na trilha de formação, já está confirmada a abertura de 74 novas turmas para os cursos mais avançados – Fundamental e Especializado –, que terão início em fevereiro de 2026.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Service Desk da RNP, pelo telefone/WhatsApp 0800-722-0216 ou pelo e-mail atendimento@rnp.br.




Comentários