top of page

Iniciativa apoia 17 projetos de bibliotecas na América Latina

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura
ree

Estão abertas, até 1º de junho, as inscrições de projetos para o 13º Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). O edital apoia bibliotecas públicas e comunitárias a fortalecerem suas ações com apoio financeiro internacional.


Serão selecionadas 17 propostas para receber apoio de até US$ 10 mil cada. Dessas, serão uma em cada um dos 12 membros - Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e as cidades de Medellín e Quito - e outras cinco com maior pontuação. E ainda há uma bolsa de US$ 20 mil para apoiar um projeto apresentado por dois ou mais países.


O apoio financeiro pode representar até 80% do total da iniciativa, sendo que 20% deve ser aplicado pela própria biblioteca a título de contrapartida. São três tipos de propostas que podem ser apresentadas:


  1. Projetos inovadores vinculados à transformação social nos processos bibliotecários, como: ações e serviços que contribuam para reduzir a exclusão digital e promovam o acesso a serviços, acervos e outros tipos de conteúdo digital; ações e planos de formação em competências digitais para o exercício dos direitos de cidadania; iniciativas para promover a inovação, experimentação e participação cidadã em bibliotecas da comunidade; desenvolvimento de ações/projetos para fortalecer serviços de referência virtual e serviços de informação e memória ou conhecimento local; projetos que promovem e incentivam a leitura, a escrita e a oralidade em diferentes suportes e formatos; e projetos que promovem a sustentabilidade ambiental.

  2. Projetos de fortalecimento de redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou municipais, que devem ter como objetivo atender a um ou mais desses objetivos: elaboração de planos estratégicos; estudos de valor da biblioteca; estudos de avaliação de serviços; elaboração de planos de promoção da leitura; desenvolvimento de estratégias de comunicação digital; definição de padrões de serviço; plano de gerenciamento de coleções; e projeto e implementação de programas e serviços de rede.

  3. Projetos de planejamento e desenvolvimento de serviços de extensão de bibliotecas, que são aqueles que podem ser oferecidos através de serviços móveis dirigidos a comunidades sem acesso aos serviços da biblioteca, seja por motivo de reclusão, exclusão, deficiência ou doença, e devem estar associados a uma biblioteca pública ou comunitária.



Apoio à inscrição


O Ministério da Cultura têm o papel de interlocução junto aos Sistemas Estaduais de Bibliotecas no apoio e qualificação para participação e efetivação da política pública de acesso ao fomento. "Como forma de garantir orientação das candidaturas, há assessoria para apresentação de projetos, tanto com orientações personalizadas quanto por unidades da federação”, conta Marina Rabelo, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério.


Os encontros estaduais são realizados virtualmente, por meio da plataforma Google Meet, e começam nesta quinta-feira (8/5). O objetivo é apresentar de forma clara e acessível os principais pontos do edital. Na Bahia, está marcado para sexta (9/5), das 10h30 às 12h. Acesse o formulário de inscrição e veja o dia e hora em seu estado e se inscreva.


Além disso, o Iberbibliotecas disponibiliza assessoria técnica qualificada para a apresentação de projetos. Para isso, basta preencher o formulário eletrônico ou escrever um e-mail para mesaconcurso@cerlalc.org descrevendo detalhadamente a biblioteca ou entidade, o projeto e as dúvidas que deseja esclarecer.

Comentários


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page