Instituto Tijuípe fortalece parcerias para apoiar Serpentário
- Márcio Leal
- 22 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

Em reunião realizada nessa segunda-feira (22/1), o Instituto Tijuípe reforçou sua atuação junto à Área de Proteção Ambiental (APA) Costa de Itacaré - Serra Grande. A partir de agora, a organização da sociedade civil vai ampliar seu apoio ao processo de sustentação do NSG Serpentário, de Serra Grande.
A mobilização partiu do vice-prefeito de Itacaré Genilson Souza e do programa Economia Verde, realizado pelo jornalista, escritor e empresário Cléber Isaac Filho. A reunião contou ainda com a participação do vereador Diego de Bidal, de Itacaré, e dos diretores do Instituto, Cosme Nunes e Márcio Leal.
Entre as iniciativas que já começam a ser desenvolvidas, está o fortalecimento da captação de recursos para o Serpentário. A OSC vai dar maior visibilidade à vaquinha digital que está em andamento.
A reunião ainda consolidou a necessidade de atuar para a sensibilização e apoio junto aos órgãos públicos estaduais, que já tem o vice-prefeito e o programa Economia Verde na linha de frente, e outras ações que estão sendo debatidas.
O Serpentário é o único no Brasil com autorização de manejo de fauna silvestre do gênero Lachesis, a conhecida surucucu. Desde 2014, ele doa o veneno para o Instituto Vital Brasil e a Fundação Ezequiel Dias produzirem soros antipeçonhentos e antivirais.
Para isso, faz o resgate de surucucus, apoiando de forma voluntária as atividades da 72° Companhia independente da Polícia Militar. E ainda promove a reprodução da espécie, evitando a extinção.
Comments