top of page
Foto do escritorMárcio Leal

OSC da região ganha edital Olhos D'Água


O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, na sexta-feira (10/11), o resultado final do Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura - Programa Olhos D'Água.


Foram selecionados 70 projetos de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com processos de formação no campo artístico-cultural: Centro-Oeste, Sul e Sudeste com 14 propostas aprovadas cada, Nordeste com 19 e Norte com 9 - a região Norte não atendeu ao número de inscritos e, com isso, o recurso remanescente foi destinado a contemplar cinco propostas da região Nordeste.


“O resultado revela a diversidade de ações em espaços formativos e oferece à sociedade civil atividades, por exemplo, em teatro, dança, circo, literatura, música, audiovisual, jogos eletrônicos, artesanato, culturas populares, afro-brasileiras e indígenas”, avalia o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.


Ainda segundo ele, não existe um modelo único e totalizante para formação artística e cultural. “Compreendemos que existe em nosso país um número expressivo de instituições culturais da sociedade civil que atuam com formação nas mais diversas linguagens e segmentos culturais. São instituições que desenvolvem tecnologias socioculturais e educativas com conceitos, metodologias, experiências e práticas que atuam diretamente na vida de crianças e jovens com artes, criando repertórios culturais, estéticos, técnicos, gerando impactos sociais nos territórios que atuam.”


Aqui na nossa região, foi premiada a OSC Thydewa, presidida por Sebastian Gerlic, que atua desde 2002 em Olivença, Ilhéus, e tem um longo percurso na comunicação, construção de redes e formação de povos indígenas. A organização foi selecionada, com a nota máxima, para executar um projeto de até R$ 250 mil, o que deve reforçar ainda mais sua atuação.


Também foi classificada, mas a nota não foi suficiente para estar entre as contempladas, a Associação Cultural Circo da Lua, de Uruçuca.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page