top of page

Parceria entre agências nacionais vai promover turismo pelo audiovisual

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 19 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura


A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) está desenvolvendo uma parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) para promover o turismo brasileiro por meio de produções audiovisuais.


Para isso, estão sendo debatidas formas de apoio para o lançamento de filmes ficcionais e documentais que exaltem a cultura brasileira. Além disso, também pretende incentivar que produtoras internacionais venham ao Brasil para gravarem seus projetos, como já vem ocorrendo nos últimos anos no Sul da Bahia. Ano passado, Itacaré recebeu as gravações da novela portuguesa Cacau, enquanto Ilhéus, as da novela Renascer, da TV Globo.


O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância de aproximar o audiovisual do setor do turismo. “É um encontro que ajuda a promover o Brasil de diversas formas. A Espanha, a Coréia do Norte e Portugal são alguns dos países que têm trabalhado com essa estratégia e atingido bons resultados.”


Uma das possibilidades é fortalecer as film commissions locais e criar uma nacional. "As films commissions são estruturas cujo objetivo é promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens, bem como podem contribuir para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual”, explica o supervisor de cultura e gastronomia da Embratur, Christiano Braga.


Brasil com S


Uma das ações realizadas pela Embratur em 2023 foi o lançamento do Edital de Seleção de Curtas-Metragens "Brasil com S". A chamada pública ficou aberta por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro, tendo sido recebidas 19 propostas do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 do Sul e 250 do Sudeste.


O resultado preliminar com os 10 projetos escolhidos (cinco selecionados e cinco suplentes) será divulgado dia 14 de março. Já o resultado final, com os cinco projetos que receberão apoio da Agência para promover o Brasil como destino turístico internacional, sairá no dia 10 de abril. Cada obra receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas.


Para Marcelo Freixo, a inciativa promove a imagem e valores do país, contribuindo para atrair mais turistas estrangeiros. “Nós divulgamos o Brasil para os visitantes internacionais, mas é o nosso país que estamos fortalecendo. Essa é uma política que vem ganhando peso e relevância em nossa atuação, colocando o Brasil no roteiro internacional das produções audiovisuais e fortalecendo o desejo por destinos brasileiros.”

Comments


Logomarca comemorativa de 30 anos do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Tumblr Ícone
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER / Designer Mídia.Com

bottom of page