top of page

Programa fortalece planos locais de adaptação às mudanças climáticas

  • Foto do escritor: institutotijuipe
    institutotijuipe
  • 12 de out.
  • 2 min de leitura
Composição de quatro fotos, com uma mostrando uma mulher carregando vasilhames de água em um lugar árido, outra mostrando combate a incêndio em mata, uma mostrando uma mulher acompanhando painel de impactos ambientais e outra mostrando a vista aérea de uma cidade alagada.

A Escola Virtual de Governo, do governo federal, lançou o programa de formação "Como Elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima". São cinco cursos que apoiam o planejamento e execução de ações, indicando como usar dados, aplicar a lente climática, fortalecer a governança e adotar medidas que promovem resiliência, equidade e justiça climática nos territórios.


Apesar de dirigido a gestões públicas municipais e estaduais e órgãos de apoio à ação regional de um conjunto de municípios, como comitês, agências e consórcios, o conteúdo do programa também a adequado a organizações da sociedade civil que atuam com meio ambiente, estudantes, profissionais de pesquisa e outras pessoas interessadas no assunto.


Conheça um pouco de cada curso:


  • Introdução ao Planejamento da Adaptação à Mudança do Clima - porque a mudança do clima se conecta com a gestão pública e as principais bases do planejamento da adaptação à essa variação, com o objetivo de iniciar ou fortalecer ações de planejamento da adaptação à mudança do clima em diferentes territórios, seja um município, uma região, uma área natural protegida, entre outros.

  • Planos de Adaptação: dados espaciais e indicadores para análise territorial - como dados espaciais e indicadores podem ser utilizados para realizar diagnósticos e prognósticos relacionados à adaptação e como usar ferramentas de visualização para analisar o contexto do município ou região.

  • Planos de Adaptação: da governança à análise do risco - como iniciar a aplicação do ciclo de planejamento da adaptação à mudança do clima. A formação de uma governança que envolva diferentes níveis de governo, setores e agentes, a aplicação da lente climática (que auxilia a definir os objetivos do plano, reconhecendo como a mudança do clima já afeta ou pode afetar o território) e a análise de risco são os três passos abordados.

  • Planos de Adaptação: da identificação à implementação de medidas - identificar diferentes tipos de medidas para minimizar riscos e impactos em territórios, conhecendo a abordagem da adaptação baseada em ecossistemas (AbE) e entendendo como propor ações que promovam igualdade de gênero, direitos humanos e justiça climática e como planejar a implementação das medidas de adaptação escolhidas.

  • Planos de Adaptação: do monitoramento à comunicação de resultados - elaborar as estratégias de Monitoramento e Avaliação e de Comunicação do Plano e de seus Resultados, garantindo tanto o acompanhamento constante pela governança como pela comunidade local.


Cada curso emite certificado individual e, ao completar as cinco formações, é disponibilizado ainda um certificado de conclusão do programa. Todos são 100% e gratuitos.


Comentários


Logomarca do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Logomarca do Facebook em tons de cinza
  • Logomarca do Instagram em tons de cinza
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER

Designer Midia.Com

bottom of page