Sesc premia contista, romancista e poeta inéditos
- Márcio Leal
- 9 de fev.
- 2 min de leitura

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (10/2) até 10 de março, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2025. Serão selecionadas três obras nas categorias Romance, Conto e Poesia.
As obras devem ser inéditas e autores e autoras também devem ser na categoria de inscrição. Assim, poetas já publicados podem apresentar romances ou contos originais, romancistas podem inscrever poesias ou contos e contistas têm a oportunidade de estrear em um romance ou como poeta.
Vencedores ou vencedoras de cada categoria receberão prêmio em dinheiro no valor de R$ 30 mil, já descontados os impostos. Além disso, o livro será editado, publicado e distribuído pela Editora Senac Rio, com uma tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares para cada categoria, além de e-book. E ainda haverá um circuito promocional de lançamentos dos livros, com os custos de locomoção, alimentação e estadia arcados pelo Sesc.
Especificações
Na inscrição, as pessoas participantes devem enviar a obra em PDF, devendo na primeira página constar apenas o título, sem nenhuma indicação de autoria. Conto e Romance devem ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, estilo normal, na cor preta, parágrafo de alinhamento justificado, espaço entrelinhas 1,5 cm, todas as margens 2,5 cm. No caso de Poesia, as fontes são as mesmas, tamanho 12, mas sem outra indicação de formatação, desde que não prejudique a leitura e avaliação do original.
Não podem ser incluídos elementos pré-textuais ou paratextos, como prefácios, posfácios, dedicatórias etc, assim como não serão aceitos originais com ilustrações, imagens ou gráficos. É opcional o uso de epígrafes e sumários.
Na categoria Conto, o original deve ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços e apresentar, no mínimo, seis contos. Já o romance pode ter entre 160 mil a 600 mil caracteres com espaços. E o original enviado na categoria Poesia deve trazer de 50 a 100 páginas, não serão contabilizadas páginas em branco, com, no mínimo, 30 poemas.
Os originais inscritos serão analisados por comissões julgadoras de diferentes regiões do país, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, selecionados em curadoria realizada por profissionais do Sesc. Os resultados serão divulgados em agosto de 2025.
Com quantos poemas devo participar?
Encontrei inclusão Literária nesse projeto