Artistas da Bahia têm oportunidade de residência artística em Itaparica
- Márcio Leal

- 1 de nov.
- 2 min de leitura

O Instituto Sacatar, sediado na Ilha de Itaparica (BA), está com inscrições abertas, até 21 de novembro, para o Bahia Mundo. A iniciativa, realizada em parceria com o governo do estado, promove sessões de residência artística para agentes culturais da Bahia.
Neste edital, serão selecionadas seis pessoas, que vão receber bolsa de R$ 8 mil e estrutura e apoio para desenvolverem seus projetos durante oito semanas. O Sacatar organiza cinco sessões de residência por ano, cada uma recebendo de seis a oito artistas por sessão.
As sessões já agendadas são de 9 de março a 27 de abril de 2026; de 11 de maio a 29 de junho; de 13 de julho a 31 de agosto; de 14 de setembro a 16 de novembro; e em março a abril de 2027.
Quem for selecionado, deve seguir as orientações institucionais da residência, nela permanecendo integralmente pelo período proposto. E se comprometer a realizar, de forma voluntária, pelo menos uma atividade artístico-educativa com um colégio público ou associação comunitária de Itaparica.
Os artistas têm quartos e estúdios privativos e refeições - exceto nas noites de sábados, domingos e feriados. A experiência enfatiza um forte senso de comunidade.
A primeira semana é mais estruturada, incluindo passeios por Salvador e Itaparica, apresentações aos estúdios e orientação sobre as regras e operações da casa. Na segunda semana, são realizadas reuniões individuais com artistas, além de um almoço de networking que conecta residentes com artistas e membros da comunidade de Itaparica e Salvador.
E termina com o evento "Estúdios Abertos", na última semana, oportunidade de compartilhar trabalhos em andamento e experiências de residência com a comunidade local. Além dessas atividades planejadas, as pessoas têm a liberdade de moldar a residência como acharem melhor.




Comentários