Censo 2022: Itacaré (BA) tem 7,9% de pessoas com deficiência
- Márcio Leal

- 27 de jul.
- 1 min de leitura

Em Itacaré (BA), 2.119 pessoas de 2 anos ou mais de idade declararam possuir algum tipo de deficiência - 7,9% do total. Esses dados do Censo 2022 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio deste ano e agora compõem a plataforma Conheça Itacaré.
Os resultados mostram que, entre as pessoas com deficiência (PCD) da cidade, 55% são homens e 45% são mulheres. Em relação à idade, 43% possuem 60 anos ou mais e 42% são adultos (30 a 59 anos). Já 11% são jovens (15 a 29 anos) e 4%, crianças e adolescentes de 2 a 14 anos.
O tipo de limitação física que apresenta o maior índice em Itacaré em relação à população total é "Enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato", com 3,9% da população acima de 2 anos de idade.
Para 3,2%, a dificuldade é "Andar ou subir degraus, mesmo com prótese ou outro aparelho", enquanto para 1,3% é "Pegar pequenos objetos (como botão ou lápis) ou abrir/fechar tampas de garrafas, mesmo com aparelho", para 1,2% é "Ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos" e para 0,6% é "Se comunicar, realizar cuidados pessoais, trabalhar ou estudar por alguma limitação nas funções mentais".
Já, quando avaliada a existência de PCDs por domicílio permanente ocupado, a maior parte em Itacaré (17%) é em domicílios apenas com adultos PCDs. Os que possuem apenas crianças PCDs são 0,5% do total do município e os que possuem adultos e crianças PCDs são 0,2%.




Comentários