Durante o Censo de 2022, recenseadores e recenseadoras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizaram 20.543 domicílios em Itacaré (BA). Todos os locais visitados foram disponibilizados de forma georreferenciada pelo Instituto Tijuípe nesta sexta-feira (2/2). As pessoas interessadas podem acessar na página “Conheça Itacaré”, área de Mapas.
O maior volume de domicílios foram os particulares, representando 70,1% do total. Esse quantitativo é inferior ao identificado em toda a Bahia, que tem 75,9% de domicílios particulares entre as mais de 9 milhões de unidades. Já os coletivos são 0,5% do total em Itacaré, enquanto no estado são apenas 0,1%.
Já em relação aos tipos de estabelecimentos, a maioria deles se enquadrava em outras finalidades, com 12,8% do total. Nesse grupo, estão as lojas comerciais, por exemplo. Em toda a Bahia, são 11,4%. Os agropecuários representaram 9,2% do total de unidades em Itacaré, superior aos 6,3% registrados no estado.
Além disso, são 0,3% de estabelecimentos de ensino (mesmo percentual da Bahia), 0,1% de saúde (0,2% no estado) e 0,7% religiosos (0,6% na Bahia). E as edificações em construção eram 6,2% do total de domicílios, ante 5,2% no estado.
Ineditismo
Essa é a primeira vez que o IBGE captou as coordenadas geográficas das espécies de endereços para todos os domicílios do país. Durante a operação censitária de 2022, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho de campo das equipes e para acompanhar a evolução da coleta.
O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).
Os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas. Outro possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.
Comments