top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Conferência Temática sobre Acessibilidade Cultural será nos dias 3 e 4 de fevereiro



Será realizada, nos dias 3 e 4 de fevereiro, a Conferência Temática Acessibilidade Cultural: Direitos Culturais e Cultura do Acesso. Realizado em formato híbrido, o encontro vai aprovar três propostas de garantia de direito cultural das pessoas com deficiência e de transversalidade da Cultura do Acesso para serem apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura.


As inscrições estão abertas para 90 vagas, sendo 40 remotas e 50 presenciais. A participação online será por meio da plataforma Zoom. Já a presencial será no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Unidade Flamengo, localizado na Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). O público ainda poderá acompanhar as plenárias através do canal no YouTube do projeto Arte de Toda Gente.


As vagas para participação remota serão divididas em:

  • 20 vagas para artistas, fazedores de cultura, pesquisadores e demais profissionais do campo, incluindo as pessoas atuantes nas áreas da Acessibilidade Cultural, Arte e Cultura DEF e Cultura do Acesso;

  • 10 vagas para instituições públicas; e

  • 10 vagas para organizações da sociedade civil que atuem nos campos da Conferência Temática.

As vagas serão distribuídas por região, sendo 10 vagas para Nordeste, nove para Norte e sete para Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Além disso, 30 serão reservadas para quem se autodeclarar pessoa com deficiência ou com alguma necessidade de recursos de acessibilidade. Não havendo o preenchimento total desta cota, as vagas restantes serão distribuídas para outras pessoas inscritas.


Já para participação presencial estão divididas em:

  • 30 vagas para artistas, fazedores de cultura, pesquisadores e demais profissionais do campo, incluindo as pessoas atuantes nas áreas da Acessibilidade Cultural, Arte e Cultura DEF e Cultura do Acesso;

  • 10 vagas para instituições públicas; e

  • 10 vagas organizações da sociedade civil.

São 12 vagas para região Nordeste, 11 para Norte e nove para Centro-Oeste, Sudeste e Sul. E 35 vagas serão reservadas para quem se autodeclarar pessoa com deficiência ou com alguma necessidade de recursos de acessibilidade. Não havendo o preenchimento total desta cota, as vagas restantes serão distribuídas para outras pessoas inscritas.


As inscrições para participar presencialmente vão até quarta-feira (17/1). Já para participação remota vão até 24 de janeiro. Participe!


Metodologia


O debate será realizado em seis etapas, sendo duas antes e quatro nos dias de realização da Conferência.


Etapa 1 – Inscrições


As pessoas que se candidatarem à participação na Conferência Temática poderão apresentar respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são os três principais problemas que as políticas públicas relacionadas à acessibilidade cultural devem solucionar nos próximos 10 anos?

  • Quais são os três principais temas relacionados à acessibilidade cultural que gostaria de ver contemplados nas três propostas que serão enviadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura?

Além destas respostas, as pessoas também poderão sugerir a redação para até três propostas, indicando, para cada uma, o eixo da Conferência Nacional à qual se relaciona.


Etapa 2 – Sistematização – Comissão organizadora


As propostas recebidas nas inscrições serão agrupadas pela comissão organizadora em acordo com os eixos indicados. A comissão redigirá uma proposta de síntese da proposta de cada eixo para serem retrabalhadas nas próximas etapas.


O resultado deste trabalho será divulgado até o dia 31 de janeiro, para que as pessoas participantes possam se preparar para o debate realizado nas próximas etapas da Conferência Temática.


Etapa 3 – Plenária 1 – Processo de agrupamento em 3 temas


A comissão organizadora apresentará na parte da manhã do dia 3/2 a sistematização geral das propostas enviadas pelas pessoas inscritas na Conferência Temática. Nesta etapa, será decidida a constituição dos três grupos de trabalho a partir da unificação dos eixos.


Etapa 4 – Grupos de trabalho


Serão realizados na primeira parte da tarde do dia 03/02, onde vão sistematizar as propostas agrupadas a fim de constituir uma proposta única. Nesta etapa, sempre que o consenso não for possível, as decisões e encaminhamentos poderão ser resolvidos através de votação.


Etapa 5 – Plenária 2 – Apresentação dos Grupos de Trabalho


No fim da tarde do dia 03/02, será feita a apresentação dos resultados de cada grupo de trabalho. A redação das propostas será encaminhada por e-mail e grupo de WhatsApp para que as pessoas participantes da Conferência Temática possam se preparar para os destaques que deverão ser apresentados na Plenária Final.


Etapa 6 – Plenária Final


Na manhã do dia 04/02, as pessoas participantes da plenária poderão apresentar destaques para qualificar as propostas apresentadas que serão votadas, aprovadas e posteriormente encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Cultura.


145 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page