Curso remoto gratuito apoia escrita de projetos culturais
- Márcio Leal
- 3 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

O que um rapper, um jornalista, um ator e um contador de histórias têm em comum? Todos eles conhecem e usam o poder da palavra para se expressarem, sensibilizarem, esclarecerem ou engajarem as pessoas em torno de uma ideia.
A palavra também é ferramenta fundamental para quem quer ver seu projeto cultural ganhando vida e correndo o mundo. O primeiro passo é colocá-lo no papel de maneira clara, atrativa e convincente.
Para preparar jovens produtores e produtoras culturais a redigirem projetos de maneira autônoma, a escola de economia criativa Co.Liga disponibilizou o curso à distância gratuito "Escrita de Projetos Culturais: como colocar suas ideias no papel". A capacitação tem carga horária de 5 horas.
Além do desenvolvimento do olhar crítico para o texto, o curso propõe o exercício das habilidades de argumentação e de construção de linguagem como forma de expressão e viabilização de ideias. Para isso, serão apresentados os principais tópicos de um projeto cultural exigidos em editais, que também servem para apresentar ideias a universidades, associações comunitárias e outros possíveis parceiros.
Utilizando a análise de trechos de projetos aprovados e fazendo paralelos com textos de outros gêneros, como música, reportagem, pitch e até receita de bolo, a qualificação levará você a aplicar técnicas e estratégias para a redação de seu projeto.
E, principalmente, a ser direto e claro. Como o escritor Graciliano Ramos afirmou em entrevista, em 1948, "a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer".
Comments