Cursos à distância impulsionam inovação na área rural
- Márcio Leal
- 10 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

A formação e o conhecimento são pilares fundamentais para impulsionar a inovação e desenvolver a agropecuária. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, desenvolve e incentiva dezenas de tecnologias a cada ano para aprimorar a atuação e resultados sustentáveis de trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Para compartilhar as pesquisas realizadas, o órgão disponibiliza a plataforma de ensino virtual e-Campo. Cursos sobre compostagem, aquaponia residencial, hortas em pequenos espaços e apicultura para iniciantes são algumas das 110 oportunidades oferecidas gratuitamente com certificação. As capacitações são desenvolvidas por equipes multidisciplinares e é um poderoso meio para inclusão tecnológica dos diversos segmentos da agricultura brasileira.
Outra iniciativa desenvolvida pelo governo federal é a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), que desempenha papel importante no incentivo de políticas educacionais voltadas para o setor. As pessoas interessadas podem se qualificar em áreas como defesa agropecuária, ferramentas de gestão e competências emocionais. Atualmente, 11 cursos estão com inscrições abertas, envolvendo certificação e boas práticas na produção de uva e vinhos, saúde do solo, bioinsumos e outros.
Comentarios