top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Edital apoia campanhas educativas e projetos pela equidade racial



Estão abertas, até 1º de março, as inscrições para o edital Campanhas Educativas e Projetos Sociais Pela Equidade Racial, do Grupo Carrefour. Podem se inscrever organizações da sociedade civil instituída há pelo menos três anos, com diretoria majoritariamente composta por pessoas negras e com experiência em projetos ligados à temática racial, com foco na população negra, com duração de pelo menos 1 ano.


Cada organização poderá solicitar entre R$ 100 mil e R$ 300 mil para a implementação e ou manutenção dos seus projetos nas seguintes categorias:


  • Campanhas educativas de combate ao racismo: apoio a instituições que desenvolvam ações de incentivo à produção e divulgação da memória, identidade, pensamento e cultura negra para gerar ampliação de consciência, mudança de percepção e comportamento de sociedade.

  • Projetos sociais de combate ao racismo: apoio a instituições que desenvolvam ações de enfrentamento ao racismo, como defesa dos direitos e proteção comunitária, fortalecimento e mobilização de alianças e redes, promoção da equidade, formação de agentes e influência da agenda pública com viés antirracista.


Serão selecionados, no máximo, um projeto por organização. As inscrições são feitas por meio de formulário eletrônico na plataforma Prosas, devendo serem apresentados cronograma de execução, planilha orçamentária detalhada e documentos (cartão CNPJ, estatuto social, ata da última eleição e RG, CPF e autodeclaração étnico-racial de toda a diretoria (inclusive pessoas brancas).


As propostas serão avaliadas em cinco critérios:


  • Potencial de transformação: estratégia ou plano para utilização dos recursos de forma a gerar mudança social e contribuir na busca pela equidade racial, com detalhamento das ações previstas e indicadores de sucesso.

  • Impacto: impacto social que a organização tem gerado na comunidade onde atua, na perspectiva concreta (influência no desenvolvimento do território e retorno para a comunidade) e legado do ponto de vista simbólico (tecnologias sociais, metodologias, reconhecimentos, prêmios).

  • Capacidade técnica e operacional: se a organização tem condição de implementar o projeto e gerir recursos financeiros de maneira sustentável e efetiva, considerando suas metodologias, sistema de gestão, e o histórico e experiência da equipe do projeto.

  • Poder de articulação: capacidade da organização para engajar as pessoas para suas ações, as parcerias estabelecidas com outros coletivos e atores da sociedade capazes de ampliar o interesse e atrair novos públicos para o tema.

  • Comunicação: ações propostas para divulgar tanto o projeto, bem como a parceria com o Grupo Carrefour Brasil.


Mais informações são obtidas pelo e-mail edital_social@carrefour.com, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h (horário de Brasília), durante o período de inscrição.

153 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page