Edital apoia projetos sociais em leis de incentivo
- Márcio Leal
- há 2 dias
- 1 min de leitura

O Instituto Neoenergia recebe, até 30 de abril, inscrições de projetos para o edital Ilumina Social 2025-2026. Podem participar organizações da sociedade civil que realizem ações na Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte e cidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo na área de concessão da Neoenergia Elektro.
Os recursos serão viabilizados pelas leis do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), do Fundo Nacional do Idoso e dos programas Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
As ações devem ser realizadas em até 12 meses e podem ser inéditas ou continuadas. Não há número mínimo ou máximo definido para seleção.
Os projetos para crianças e adolescentes podem envolver formação de profissionais das escolas; ações com estudantes para a formação cidadã; programas de inclusão social e equidade, dentre outras. Para pessoas idosas, podem contemplar, por exemplo, agricultura familiar e ou de subsistência, técnicas de agrofloresta, agroecologia, alimentação saudável, melhoria da qualidade de vida etc. Para os dois públicos, o valor máximo permitido é de R$ 500 mil.
No âmbito das pessoas com deficiência, é possível prever ações de conscientização, informações sobre diagnósticos e tratamentos, funcionamento de organizações que desenvolvam atividades variadas, dentre outras. E, para as instituições especializadas em tratamento oncológico, todo tipo de iniciativa voltada para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas em tratamento, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Nessas linhas, o máximo de cada projeto é de R$ 3 milhões.
Comments