top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Edital seleciona projetos voltados a pessoas idosas de comunidades tradicionais



O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania abriu edital para apoiar projetos que atuam pela valorização das pessoas idosas em comunidades tradicionais. Serão selecionadas até seis propostas relacionadas aos eixos de cultura e economia sustentável para receber até R$ 150 mil para execução.


Para participar, as organizações da sociedade civil (OSCs) devem estar habilitadas na plataforma TransfereGov e apresentar a proposta na opção "Transferências Discricionárias e Legais". As inscrições para o Edital nº 01/2024 vão até 17 de março.


No âmbito da economia sustentável, poderão ser contemplados projetos que viabilizem a inclusão produtiva com a promoção de tecnologias sustentáveis, valorizando recursos naturais locais, as práticas e saberes das pessoas idosas de Povos e Comunidades Tradicionais.


As propostas podem abordar estruturação de espaços para promoção da economia sustentável que contemplem a participação de pessoas idosas e projetos autossustentáveis que utilizem recursos naturais de forma não predatória, reduzindo danos ao ecossistema/biodiversidade e respeitando o ciclo de recomposição dos recursos renováveis dos territórios tradicionais.


Já na área da cultura, devem promover e valorizar a memória, oralidade e ancestralidade de pessoas idosas de povos e comunidades tradicionais, envolvendo registro, manutenção e promoção da cultura por meio de produtos audiovisuais, livros, biografias, estruturação de museus locais, oficinas de capacitação e de divulgação de tradições, exposições, entre outras possibilidades, vinculadas a temas como artesanato, música, lazer, culinária e práticas tradicionais de saúde (parteiras, benzedeiras, erveiras, rezadeiras).


Comments


bottom of page