top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Edital vai apoiar comunidades de terreiro



O governo federal lançou, no domingo (21/1), o Edital Mãe Gilda de Ogum 2024. Serão apoiadas 30 iniciativas de povos de terreiros e comunidades de matriz africana que atuem com economia do axé, cultura e agroecologia.


As ações devem valorizar e fortaleçam a cultura afro-brasileira, a preservação do meio ambiente e a oferta de bens e serviços inovadores em todo o território brasileiro. Cada projeto irá receber R$ 50 mil.


Podem participar organizações privadas sem fins lucrativos e da sociedade civil em terreiros e em território de comunidades tradicionais de matriz africana. E também grupos ou coletivos sem personalidade jurídica, baseados e atuantes nesses territórios. As inscrições serão feitas entre os dias 2 de fevereiro e 21 de março.


Mãe Gilda


Mãe Gilda fundou em Salvador (BA), em outubro de 1988, o Ilê Axé Abassá de Ogum – terreiro da nação ketu/nagô hoje liderado por sua filha e atual yalorixá, Mãe Jaciara de Oxum.


Após ter problemas de saúde agravados em consequência dos ataques de ódio direcionados à sua imagem, depredação do terreiro, agressões verbais e físicas sofridas por representantes de outras religiões, Mãe Gilda sofreu um infarto e morreu vítima de racismo religioso, aos 65 anos, em 21 de janeiro de 2000. Essa data foi instituída como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

730 visualizações2 comentários

2 comentários


mocambocultural
30 de jan.

Onde encontramos o Edital Mãe Gilda de Ogum?

Curtir
institutotijuipe
institutotijuipe
30 de jan.
Curtir
bottom of page