Formação gratuita apoia mulheres roteiristas da Bahia
- Márcio Leal
- 19 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O Laboratório Sala de Roteiristas, projeto de formação de roteiristas voltado exclusivamente para mulheres na Bahia, vai realizar uma série de masterclasses gratuitas, abertas a toda a comunidade, entre os dias 22 de outubro e 5 de novembro.
Nelas, profissionais da área compartilharão conhecimentos e experiências em diversas temáticas. O ciclo contará com a participação da roteirista e professora Andrea Yagui; a diretora e produtora executiva Dayane Sena; a diretora e roteirista Helena Guerra; a gestora e professora de acessibilidade Cintia Santos; e a gestora de projetos culturais Márcia Cardim.
Todas as masterclasses são realizadas online, pela plataforma Zoom, com duas horas de duração cada. Entre os assuntos, estão a produção de curtas-metragens de baixo orçamento, acessibilidade em obras audiovisuais, preparação para festivais de cinema e prestação de contas.
Inscrições abertas
Já estão abertas inscrições para duas formações. Nesta terça-feira (22/10), o tema será "Caminhos para iniciar a carreira de roteirista", com a roteirista Andrea Yagui. Durante o encontro, serão abordados os primeiros passos para desenvolver a trajetória profissional, falando sobre os tipos de formação e diferentes oportunidades de atuação.
Já na quinta-feira (24/10), a masterclass será sobre "Do Roteiro à Tela: Preparação para Festivais de Cinema - Passo a passo para transformar seu curta em um forte concorrente", com a produtora executiva e diretora audiovisual Dayane Sena. Nela, serão discutidas habilidades práticas e estratégias para obter o máximo proveito da participação em festivais de cinema com curtametragem, expondo estratégias de seleção de festivais adequados e preparação de materiais e submissions, entre outros.
As demais oportunidades podem ser acompanhadas em https://linktr.ee/saladeroteiristasbr.
O Laboratório Sala de Roteiristas está em sua segunda edição e é um espaço de formação, análise e consultoria totalmente gratuito e 100% online para mulheres cis ou trans roteiristas, produtoras executivas e editoras/montadoras, estreantes ou profissionais que desejem desenvolver curtametragens. O projeto foi contemplado nos editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia.
Comments