Formações aprimoram uso de soluções de acessibilidade
- Márcio Leal
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A cada dia, agentes públicos e privados da Cultura e da comunicação precisam entender mais a importância do uso de soluções de acessibilidade em suas interações. São ferramentas diversas que podem ser usadas para aprimorar o contato e garantir direitos das pessoas com deficiência.
Para apoiar esse trabalho, a Escola Virtual de Governo disponibiliza algumas formações online e gratuitas sobre audiodescrição, Libras, aplicações em espaços e iniciativas voltadas à comunicação digital. Conheçam alguns cursos, se inscrevam e participem.
Introdução à Audiodescrição
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que aumenta a compreensão de pessoas com deficiência visual, englobando e ampliando a acessibilidade para o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva. O curso apresenta recursos de audiodescrição, especialmente em sites, redes sociais e publicações.
Fotografia e Audiovisual para Produção de Janelas de Libras
Como incluir janela de interpretação de LIBRAS em materiais audiovisuais? Essa e outras perguntas são respondidas neste curso, que vai lhe ensinar, de forma simples e objetiva, normas, conceitos e práticas relacionadas às técnicas de captação e produção de vídeos para aplicação de janelas de interpretação da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
O curso tem como foco a identificação dos problemas enfrentados por pessoas com diversos tipos de deficiências e as dificuldades para atingir a inclusão social; o papel que desempenham; os diversos tipos de legislação; as condições de acessibilidade dos ambientes; e, a atuação profissional dos responsáveis pela avaliação da acessibilidade dos espaços dentro de uma metodologia de Desenho Universal.
Acessibilidade em Museus
Os museus e espaços culturais têm como uma de suas principais funções a comunicação de seu conteúdo ao público, no entanto, frequentemente apresentam barreiras em seus espaços, estratégias e formas de comunicação. Compreendendo que nossa sociedade é diversa e composta por pessoas com diferentes condições e necessidades é preciso eliminar estas barreiras garantindo o amplo acesso aos espaços e ao conhecimento. Neste sentindo, o Instituto Brasileiro de Museus, por meio deste curso, oferece informações básicas sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal
Acessibilidade na Comunicação
Neste curso, você irá compreender o conceito biopsicossocial e as terminologias ligadas às pessoas com deficiência. Entrará em contato com a legislação, compreenderá como utilizar recursos e técnicas que melhoram a acessibilidade, além de ver exemplos práticos de comunicação acessível, tanto em eventos presenciais como em conteúdo web e impresso. Inscreva-se agora e tenha oportunidade de compreender como a comunicação pode ser mais acessível e democrática para todos!
eMAG Desenvolvedor
O curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. Nesse curso, você poderá aprender o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, além de algumas práticas de desenvolvimento Web acessível.
eMAG Conteudista
O curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. A proposta do curso é fornecer noções básicas de acessibilidade na Web para as pessoas que trabalhem com inclusão de conteúdos em sites e portais.
Commenti