top of page

Fundação Palmares emite 21 certificações de comunidades quilombolas

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 10 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura


A Fundação Cultural Palmares, órgão do governo federal, emitiu 21 certidões quilombolas no primeiro trimestre de 2024, beneficiando 25 comunidades em diversas regiões do Brasil. No ano passado, foram emitidas 104 certidões, beneficiando 128 comunidades - mais do que a soma dos dois últimos anos, 2022 e 2021.


A certificação, conforme estabelecido pelo Decreto nº 4.887/2003, é fundamentado no direito à autoatribuição. Além de reconhecer as comunidades que se declaram quilombolas, a Fundação proporciona um caminho para que estas comunidades reafirmem sua identidade, território, história e direitos.


Até o momento, foram emitidas 3.026 certidões abrangendo 3.716 comunidades em praticamente todo o Brasil. Apenas no Acre, Distrito Federal e Roraima não há nenhum reconhecimento.


Os documentos necessários para a certificação incluem ata de reunião ou assembleia convocada especificamente para a finalidade e deliberação, relato histórico da comunidade e requerimento com a solicitação de certificação à presidência da Fundação, além da possibilidade de inclusão de documentos adicionais como estudos, fotos, reportagens que atestem as manifestações culturais com registros relevantes à comunidade.


Realidade regional


Nos municípios da região, são 25 comunidades quilombolas certificadas. A maior quantidade está em Camamu (10): Acaraí, Barroso, Garcia, Jetimana, Pedra Rasa, Pimenteira, Porto do Campo, Pratigi, Ronco e Tapuia. E ainda tem uma, o Gaspar de Baixo, que está em análise pela Fundação Palmares.


Itacaré possui sete comunidades quilombolas: Porto de Trás, na área urbana, e Água Vermelha, Fojo, João Rodrigues, Porto do Oitizeiro, Santo Amaro e Serra de Água.



Em Maraú, são seis: Barro Vermelho, Empata Viagem, Maraú, Quitungo, São Raimundo e Terra Verde e Minério. E ainda tem uma em Aurelino Leal (Fazenda Minerva e uma em Ilhéus (Morro do Miriqui e Alta Terra Nova).


2 Comments


valdicley
Apr 10, 2024

Essa informação não procede, a Fundação Cultural Palmares certificou 07 Comunidades Quilombolas no Brasil, no primeiro trimestre de 2024.


São elas:

Município - Comunidades

MG BRUMADINHO - SANHUDO

RS SÃO SEPÉ - VÓ MARIA JÚLIA

PA MOCAJUBA - IGARAPÉ AÇU

MA CHAPADINHA - LAGOA AMARELA

BA VITÓRIA DA CONQUISTA - VÓ DÔLA

MA CODÓ CENTRO DO EXPEDITO - BELÉM I e BELÉM II

Like
institutotijuipe
institutotijuipe
Apr 10, 2024
Replying to

Oi, Valdicley, a lista das 21 certificações está disponível em https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/fundacao-cultural-palmares-destaca-acoes-de-certificacao-quilombola-no-primeiro-trimestre-de-2024.


Estas 7, possivelmente, foram certificados emitidos apenas em janeiro de 2024.

Like
Logomarca comemorativa de 30 anos do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Tumblr Ícone
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER / Designer Mídia.Com

bottom of page