top of page

Governo da Bahia cadastra profissionais para Capoeira nas Escolas

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 26 de jan.
  • 2 min de leitura

Profissionais da capoeira têm até 26 de fevereiro para manifestarem interesse para atuar no projeto "Capoeira das escolas: movimento, identidade e ancestralidade", instituído no ano passado pelo governo da Bahia. O mapeamento vai identificar e reconhecer capoeiristas que levem a prática para estudantes das escolas estaduais.



O projeto vai garantir a introdução de jovens no universo da capoeira, promovendo o conhecimento sobre sua história, cultura e práticas, além do desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas através da prática.


"Para além do mapeamento, a iniciativa vai identificar aqueles mestres que têm interesse em dar continuidade ao percurso educativo formativo, seja na Educação de Jovens e Adultos ou em cursos técnicos. A execução do Capoeira nas Escolas está potencializando ainda mais a inclusão social, assim como a valorização da cultura da paz e a diversidade étnico-racial", explica a secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito.


Entre as ações realizadas, estão oficinas educativas, qualificação e formação de oficineiros e oficineiras, aquisição e distribuição do kit ginga (berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco, agogô, caxixi e dobrão de berimbau) e o festival anual de capoeira nas escolas.


Salvaguarda


O projeto ainda atende ao Plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia, criado pela Lei Môa de Katende (nº 14.341/2021) e regulamentado ano passado pelo Decreto nº 23.204/2024. A atividade da capoeira é reconhecida em todas as modalidades em que se manifesta, seja como esporte, luta, dança, música ou cultura afrobrasileira.


Viviane Oliveira, conhecida como mestra Princesa, pratica capoeira há 32 anos e destaca a importância do mapeamento para quem milita na busca de políticas públicas. "Esta é a forma mais eficiente do conselho gestor que, de posse desses dados, pode assessorar a Secretaria de Educação durante o processo, garantindo que apenas profissionais de capoeira chancelados pelos seus mestres/mestras e suas respectivas escolas atuem nas unidades escolares."



4 Comments


reisgabrielle817
Feb 19

Apaixonado pela capoeira

Like

reisgabrielle817
Feb 19

Sou capoeira e aprendi a viver com ela

Like

reisgabrielle817
Feb 19

Amo muito o que faço a capoeira

Like

Missordm
Feb 05

Sou capoeira a 31 anos e amo o que faço com muito carinho e gostei muito deste trabalho de mapeamento

Like
Logomarca comemorativa de 30 anos do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Tumblr Ícone
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER / Designer Mídia.Com

bottom of page