Governo federal abre inscrições para curso de pareceristas de projetos culturais
- Márcio Leal

- 2 de jun.
- 1 min de leitura

Com o objetivo de fornecer habilidades profissionais de análise de mérito e financeira de projetos culturais submetidos às políticas de fomento à cultura promovidas por órgãos estatais, o governo federal lançou o curso gratuito "Analista e Parecerista de Projetos Culturais". As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto.
"A produção do conteúdo levou em conta as situações comumente vivenciadas pelos/as profissionais da área, desde a participação em editais de seleção de pareceristas até a elaboração de pareceres coerentes", explica o professor Aguimario Pimentel Silva, um dos responsáveis pela formação da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult).
A qualificação é na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 160 horas. São seis tópicos de conteúdo:
O trabalho do/a analista/parecerista;
As políticas culturais e o trabalho do/a analista/parecerista;
Pleiteando uma vaga: organização de portfólio e inscrição em editais;
Analisando o projeto: pontos de atenção;
Elaborando o parecer: a mão na massa; e
Caminhos para o ofício de analista/parecerista.
Além das aulas expositivas, participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas.
Ao final do curso, a pessoa deverá realizar o questionário de avaliação e responder à avaliação da qualidade do curso. Cumpridos esses requisitos, o certificado estará disponível a quem alcançar o aproveitamento mínimo de 60%.




Comentários