Governo federal abre inscrições para curso gratuito de artes cênicas
- Márcio Leal
- 21 de fev.
- 2 min de leitura

Estão abertas, até 7 de maio, as inscrições para o curso gratuito "Design do Espetáculo: Figurino, Iluminação e Cenografia". A iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresenta recursos e estratégias para o desenvolvimento de uma prática artística, crítica e reflexiva, alinhada à complexidade da cena contemporânea das artes do espetáculo.
A formação é realizado na modalidade à distância, com carga horária de 160 horas em conteúdos autoinstrucionais e aulas síncronas. "Estamos felizes em ofertar esse curso, que oportuniza o acesso e o compartilhamento de conhecimento aplicável ao teatro, dança, performance, artes circenses e até ao audiovisual", explica Cláudio Manoel Duarte de Souza, professor e coordenador da formação.
São seis módulos onde serão apresentados conceitos sobre o que compõe o design do espetáculo, como figurino, iluminação, maquiagem, cenografia, artes do corpo e história das cenas teatrais:
Trilha I: panorama da história do Teatro; introdução à história e teorias das artes ao vivo; contexto ocidental desde a sua origem na Grécia até a contemporaneidade.
Trilha II: estudo das teorias do corpo, da presença e das formas de comunicação na arte contemporânea; poéticas do corpo; linguagens, tecnologias e seus trânsitos nas artes ao vivo; ênfase do corporal na obra de artistas brasileiros.
Trilha III: figurino teatral e as renovações do século XX; relações entre o figurino e os demais componentes da cena; estudo de propostas de figurino em diferentes contextos artísticos; estudo das distintas conceituações de figurino no contexto das artes ao vivo contemporâneo.
Trilha IV: estudo teórico-prático sobre maquiagem cênica; visagismo; noções de maquiagem; iniciação às técnicas da maquiagem artística para caracterização de personagens; compreensão do uso da maquiagem nas múltiplas linguagens artísticas; estudo de propostas de maquiagem em diferentes contextos artísticos.
Trilha V: estudo teórico-prático sobre luz e iluminação cênica; relações e funções da área no universo de espetáculos; relevâncias históricas dos desenvolvimentos da luz e as manifestações cênicas; o trabalho do iluminador e seus aspectos técnico-artísticos; estabelecimento de repertório básico e sensibilização para o fazer criativo da luz; relações entre a luz e os componentes da cena; diferentes procedimentos de pesquisa e técnicas projetuais; estudo de propostas de iluminação em diferentes contextos artísticos.
Trilha VI: estudo teórico-prático sobre cenografia; princípios básicos da cenografia, do espaço cênico e suas funções no espetáculo teatral; possibilidades de cenografia no espaço cênico convencional e alternativo; investigar os desenvolvimentos tecnológicos e suas implicações para o campo da cenografia; relações entre o cenário e os demais componentes da cena; diferentes procedimentos de pesquisa e técnicas projetuais; estudo de diferentes propostas de cenários em diferentes contextos artísticos.
Comments