top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Governo federal seleciona projetos de agricultura indígena



Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições no Edital de Apoio à Agricultura

Ancestral e Produção de Florestas que Promovam a Cultura Alimentar dos Povos Indígenas. Serão selecionados, ao menos, 20 projetos nos biomas Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica que vão receber até R$ 100 mil.


“São pequenos apoios para o tamanho da demanda que temos, mas pretendemos aumentar nosso orçamento, buscar outras parceiras para restaurar áreas degradadas, reflorestar os territórios, garantir a segurança alimentar, acesso à água potável e melhorar as condições de moradias para os povos indígenas”, afirmou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.


Podem participar pessoas físicas, instituições sem fins lucrativos e coletivos e comunidades indígenas, mesmo sem CNPJ. As propostas devem envolver a restauração de áreas degradadas com espécies nativas e monitoramento de mudanças nos ecossistemas, promover a transição ecológica e a agrobiodiversidade, garantir a segurança alimentar e nutricional, identificar e apoiar o manejo de espécies de importância sociocultural e valorizar as práticas agrícolas ancestrais e as sementes crioulas.


Entre os diferenciais que são valorizados na seleção, estão o potencial de envolvimento comunitário, a promoção de atividades tradicionais e rituais, a contribuição para a valorização das mulheres, jovens e pessoas anciãs, com participação ativa e promoção da relação intergeracional.


Além de descrição, justificativa e público-alvo a ser atendido, os projetos devem trazer o cronograma de todas as atividades a serem realizadas, bem como seus locais (inclusive com autorização de uso de espaços), a lista de profissionais da equipe, a estratégia de divulgação e o orçamento detalhado.

Comentarios


bottom of page