Inscrições abertas para curso online de produção de documentário
- Márcio Leal
- 1 de mar.
- 2 min de leitura

Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o curso online e gratuito de Produção de Documentário. A iniciativa da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) promove a qualificação de profissionais do audiovisual nos quesitos técnicos, estéticos e conceituais na produção de documentários.
Segundo as professoras Ana Paula de Aquino Caixeta e Érica Cristina Santos da Silva, que elaboraram o conteúdo, "a formação contempla as diferenças e aproximações entre documentário e ficção, as possibilidades híbridas dentro do cinema documentário contemporâneo, além das etapas cruciais de realização de uma narrativa documental, desde a pesquisa inicial até a pós-produção".
O curso é ministrado na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 60 horas. Ele está organizado em quatro módulos.
O primeiro está centrado em questões teóricas e conceituais, passando pela história do cinema documentário e chegando a uma categorização a partir de modos, conhecendo algumas variações estilísticas desse cinema.
No segundo, iniciam as etapas de produção de um filme documentário, cujo primeiro passo é encontrar uma ideia temática e avaliar a sua pertinência, que passa pela pesquisa e definição das estratégias de abordagem. A partir daí, chega o momento de compartilhar a ideia com outras pessoas, o que envolve a produção de duas importantes ferramentas criativas: o projeto e o roteiro do documentário.
O terceiro módulo trata das fases de pré-produção e produção. Nele, são abordados aspectos relacionados à equipe de direção e produção, à definição dos equipamentos e personagens, às escolhas artísticas e às decisões técnicas no desenvolvimento de um projeto audiovisual.
E o último módulo apresenta a pós-produção de um filme e os tipos de montagem compatíveis com o gênero documentário. Também detalha algumas etapas importantes, como a seleção das imagens, a escrita de roteiro de edição, o corte bruto e o primeiro corte. E ainda algumas ações realizadas na etapa de finalização: edição de som, colorização e utilização de cartelas textuais, além de destacar a importância da inclusão das medidas de acessibilidade para que pessoas com deficiência possam ter acesso ao produto audiovisual.
Eu quero participar b