top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Instituição de Itacaré garante acesso a absorventes gratuitos


O Instituto Mulheres que Cuidam, de Itacaré (BA), lançou o projeto "Adote um Ciclo - absorva essa ideia". Agora, mulheres de baixa renda podem retirar absorventes gratuitos na sede da organização, que fica na Rua Primeira Travessa do Miranda, 35, no Bairro Novo.


As beneficiadas devem ter entre 10 e 49 anos e atender aos seguintes critérios:


  • Renda total familiar abaixo de um salário mínimo; ou

  • Ser estudante de baixa renda da rede pública; ou

  • Estar em situação de rua.


A retirada para meninas menores de 16 anos deve ser feita pela pessoa que é a responsável legal.


Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostra que muitas mulheres, por não ter recursos para comprar absorventes, usam materiais impróprios para reter o sangue menstrual, como jornais e panos. No Brasil, 33% das mulheres já usaram papel higiênico no lugar do absorvente. E isso pode causar doenças, infecções, câncer de colo de útero ou Síndrome do Choque Tóxico.


E a distribuição gratuita de absorventes conscientiza sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a importância de acesso a esse item fundamental durante o período.


No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Farmácia Popular, o governo federal distribui 20 unidades de absorventes por pessoa que menstrua a cada ciclo menstrual. O cálculo consider a média brasileira de cinco dias de menstruação regular e o uso de quatro absorventes por dia de menstruação.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page