Conselho da Mulher de Itacaré elege presidência e coordenação
- Márcio Leal
- 28 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Em sua primeira reunião realizada na quinta-feira (25/7), o recém-nomeado Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itacaré elegeu presidenta, vice e coordenadora-geral. A presidenta eleita pelas conselheiras presentes é Taís Santos de Andrade, da Associação dos Produtores Rurais da Região do Cajueiro (Aprurca).
Além dela, foram eleitas Caroline Braulio de Carvalho Sá, da Secretaria Municipal de Mulheres, como vice-presidente, e Maria Rita Gomes Santos, da Associação de Desenvolvimento do Quilombo do Fojo, como coordenadora-geral.
"Estou extremamente feliz com a efetivação do Conselho da Mulher, porque foram muitos anos de luta para isso. A existência deste colegiado é um símbolo de boas novas no que diz respeito à busca por direitos e políticas públicas relacionadas à mulher. A sensação é de que estamos no caminho certo para a construção de uma Itacaré cada vez melhor para as mulheres e meninas", afirma Maísa dos Santos Rebouças, conselheira suplente que representa o Instituto Tijuípe.
Segundo a Lei Municipal nº 320/2011, o Conselho elabora e sugere políticas públicas para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, assegurando à população feminina o pleno direito exercício da cidadania. No primeiro semestre de 2024, a lei foi atualizada para, entre outras coisas, criar o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, que será gerido pelo Conselho.

Maísa Rebouças é conselheira fiscal do Instituto Tijuípe e conselheira suplente no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itacaré
"Espero poder contribuir de forma ativa, assumindo o compromisso de trabalhar de forma conjunta com a Secretaria de Mulheres, sem deixar de cumprir com o objetivo principal do colegiado, que é fiscalizar para garantir que a políticas públicas possam alcançar a todas", compromete-se Maísa.
A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 15 de agosto. Na pauta, o início do processo de elaboração do regimento interno, que vai definir o funcionamento do órgão.
Commentaires