top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Itacaré homenageia mulher afrolatina na próxima quinta (25/7)


O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será celebrada em Itacaré na próxima quinta-feira (25/7). Dois eventos marcam a data e ainda tem a primeira reunião do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, recém instalado.


Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data marca a luta das mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais de toda a região por direitos, inclusão social e contra a violência. No Brasil, ela foi tornada lei em 2014 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres, símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.


O primeiro evento que ocorrerá em Itacaré é realizado pela Secretaria Municipal da Mulher. Ele será na Câmara dos Vereadores, no Centro, a partir das 9h. A programação conta com momento cultural com as Mulheres de Bamba, palestras com as especialistas Imara Queiroz e Valdinéa Sacramento e bate-papo com as pessoas presentes.


Também na Câmara dos Vereadores, às 14h, terá a primeira reunião do novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itacaré. A pauta traz a eleição da presidência e da vice-presidência e decisões para finalizar a organização do colegiado que conta com a participação do Instituto Tijuípe.


Já às 18h, o Coletivo Empodere realiza o VII Festival Tereza de Benguela, com o tema "Empoderamento: desafios e conquistas da mulher negra em seu território". Durante o evento, haverá a exibição do clipe Paraíso Baiano, lançado pelo grupo Afropecado, pocket show com Bia Ferreira, Feira das Terezas e Felipas, oficina de turbantes e rodas de conversa com mulheres negras da cidade.

16 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page