top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Itacaré tem 99,5% das crianças com até 5 anos registradas em cartório


O registro de nascimento, realizado em Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, representa a oficialização da existência do indivíduo, de sua identificação e da sua relação com o Estado, condições fundamentais ao exercício da cidadania. E esse direito é garantido para 99,5% das crianças até cinco anos de idade que moram em Itacaré.


Os novos resultados do Censo 2022 foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e compilados pelo Instituto Tijuípe em nota técnica (leia a nota técnica completa).


Entre os 27.704 habitantes de Itacaré, 9,4% são crianças até cinco anos de idade e 99,5% possuem registro de nascimento em cartório. O resultado é 1,9 pontos percentuais superior ao identificado em 2010 e também é melhor que o verificado para todo o Brasil (99,3%).



Entre as faixas etárias, 98,5% das crianças com menos de um ano de idade estão registradas em cartório, 99,8% das que têm de um a dois anos de idade e 99,7% das que têm entre três e cinco anos.


O resultado é melhor em todas as faixas etárias em relação à 2010, com maior destaque no crescimento de 8,1 pontos percentuais registrado entre as crianças com menos de um ano de idade.



Em relação à cor/raça, o maior destaque é que 100% das crianças negras possuem registro, assim como amarelas e indígenas. Entre as brancas, o índice é de 99,7% e, entre as pardas, 99,3%.


Comparando com 2010, o maior crescimento se deu entre crianças indígenas, mas os mais relevantes foram entre as pretas e pardas que representam 86% do total de crianças de Itacaré.



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page