top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Livro de Araquém Alcântara traz voz das crianças da Amazônia



Raoni, de 8 anos, mora na aldeia Kamayurá, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso. Seu super-herói favorito é o Homem de Ferro. Ele não tem cama e mora em uma oca feita de galhos de madeira, coberta de palha. Seu pai é o cacique. Ele adora futebol e joga no Barcelona Kamayurá!


Na escola, além de Kamayurá e português, ele aprende matemática, ciências, canto, artesanato e também a plantar. A lição de casa favorita é quando a professora pede para gravar conversas com os mais velhos. Para isso, ele usa o celular do pai e diz que esquece da vida ouvindo as histórias.


“A lagoa Ipavu é a nossa lagoa sagrada, protegida pelos deuses. É lá que todo mundo toma banho. Esse é um dos momentos de que mais gosto na vida, sabe? Olhar pro céu todo vermelho, com os peixes pulando aqui e ali. É bonito…”, conta o menino.


Assim como Raoni, outras 14 crianças que vivem na Amazônia contam suas histórias no livro "Amazônia das Crianças", do fotógrafo Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Elas narram como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região.


São crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima. Além das imagens de Araquém, a obra traz textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações do artista Angelo Abu.


A expedição que resultou no livro foi dividida em três etapas e durou 93 dias. Começou no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, em que a equipe participou do Quarup, ritual em homenagem aos mortos, e terminou no Oiapoque, a última cidade do Norte do Brasil. “Nosso grande desafio foi produzir um conteúdo em que as crianças da Amazônia dialogassem com meninos e meninas do mundo”, conta Morris Kachani.


"Amazônia para Crianças" ainda tem uma edição voltada a professores e professoras, com informações e sugestões de atividades para ampliar o conceito de sustentabilidade e discutir em sala de aula modelos de sociedades do futuro. Os textos do “Guia de Navegação” são do professor Zysman Neiman e a edição final do jornalista Décio Galina.


Tanto o livro como o guia de navegação estão disponíveis para download gratuito, em formatos EPub, PDF e Google Livros, em https://www.c6bank.com.br/c6-escola.

Comentarios


bottom of page