Mapeamento vai reconhecer agentes culturais com deficiência em todo o país
- Márcio Leal
- 16 de set. de 2024
- 1 min de leitura

O Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançaram o Mapeamento Acessa Mais. O objetivo é identificar, em todo território brasileiro, artistas e agentes culturais com deficiência e profissionais com e sem deficiência que atuam na área da acessibilidade cultural.
Saber quem são, onde estão e o que fazem vai contribuir para a elaboração e efetivação de políticas públicas direcionadas a trabalhadores e trabalhadoras da cultura, aprimorando a inclusão das pessoas com deficiência. O mapeamento é realizado exclusivamente pelo formulário online.
Podem se inscrever:
Artistas com deficiência que atuem com artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música, performance e teatro ou que produzem artesanato;
Agentes culturais com deficiência que trabalham com produção, curadoria, gestão e nas áreas técnicas como iluminação, cenografia, trilha sonora, figurino, operação de som e luz, montagem cênica, montagem e edição audiovisual, editoração de livros, entre outros;
Profissionais com e sem deficiência que trabalham com acessibilidade cultural, ou seja, pessoas que trabalham com audiodescrição, tradução de Libras, legendagem, consultoria em acessibilidade, entre outros.
O cadastro pode ser feito até 21 de dezembro. E o resultado da pesquisa será disponibilizado no primeiro semestre de 2025.
Caso a pessoa tenha dificuldade em preencher o formulário, pode entrar em contato pelo e-mail cadastroacessamais@gmail.com e agendar uma orientação online. A mensagem pode ser escrita ou em vídeo.
Comments