top of page
Foto do escritorinstitutotijuipe

Ministério reconhece mais um Ponto de Cultura em Itacaré


O Ministério da Cultura emitiu, nessa terça-feira (9/7), o certificado que reconhece o Ilé Asè Bàbá Wallamym como Ponto de Cultura. Agora, Itacaré tem cinco Pontos de Cultura, sendo três reconhecidos pelo governo federal.


Os Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que desenvolvem projetos e atividades de arte, cultura, educação, cidadania e economia solidária em suas comunidades. Eles são a base da Política Nacional Cultura Viva em todo o país.


Sob a zeladoria de Mãe Rita de Oxalá desde 1998, o terreiro de religião de matriz africana desenvolve projetos e ações culturais e educacionais que promovem consciência sobre o combate a todos os tipos de intolerância e para a prática do respeito entre todos os seres humanos e com a natureza. Desde 2020, quando conseguiram sua sede própria, o trabalho vem sendo ampliado com o desenvolvimento e articulação de atividades culturais na comunidade.


"É muito importante esse reconhecimento, que reforça a importância dos povos de terreiro como patrimônio cultural de Itacaré, como foi aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores. Nossas entidades e coletivos culturais precisam ser cada vez mais valorizados e o processo de se cadastrar como Ponto de Cultura é um caminho essencial", explica o diretor financeiro e coordenador de projetos do Instituto Tijuípe, Márcio Leal.



62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page