top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Movimento combate mudanças climáticas em destinos turísticos



Capitaneado pelo Movimento Mecenas da Vida, será lançado, em março, o projeto Destinos Turísticos Guardiões do Clima. Inicialmente, serão ativados três regiões do Nordeste: Itacaré e Uruçuça (BA), em parceria com o Instituto Yandê e com apoio institucional do Instituto Tijuípe; Porto Seguro (BA), em parceria com a Associação Despertar Trancoso; e Jericoacoara (CE).


A iniciativa vai conectar comunidade, setor empresarial, turistas, instituições públicas e Organizações da Sociedade Civil (OSC) se conectam para enfrentar a emergência climática com ações que protegem e regeneram florestas, ecossistemas e a biodiversidade. E ainda vai fomentar a produção agroecológica de alimentos para impulsionar a produção associada ao turismo e à economia circular.


Para isso, vai desenvolver ações para negócios turísticos diretos e indiretos, turistas e comunidade compensarem as emissões de gases do efeito estufa. Além disso, os chamados compensadores (agricultores familiares, comunidades tradicionais e agentes ambientais da reciclagem) vão receber Pagamentos por Serviços Ambientais e se transformarem em protagonistas da conservação ambiental e do clima.


Junto ao setor público, está proposta a criação do IPTU do Clima, política pública municipal para estimular que emissores se engajem na compensação, na separação do lixo, na compra de alimentos produzidos na região e na adoção de energias renováveis. E ainda uma ampla governança no destino turístico para dar suporte à criação do conceito de ESG Territorial, com destinos brasileiros mais sustentáveis, inclusivos, resilientes e regenerativos.


Quer se engajar junto? Quem está em Itacaré pode preencher esse formulário eletrônico. Já, quem está em Porto Seguro ou Jericoacara ou até em outro destino pelo Brasil, pode preencher esse formulário.



43 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page