Plano Nacional de Resíduos Orgânicos Urbanos está em consulta pública
- Márcio Leal
- 1 de mar.
- 1 min de leitura

O governo federal abriu consulta pública sobre o Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Orgânicos Urbanos (Planaro). As pessoas interessadas podem enviar suas contribuições ao texto até o dia 31 de março.
O objetivo do Planaro é subsidiar e orientar a tomada de decisão para o desenvolvimento de iniciativas de redução do desperdício de alimentos, de compostagem e reciclagem de resíduos orgânicos urbanos no Brasil.
A consulta pública avalia o texto preliminar desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Pólis, com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e com a Waste and Resources Action Programme (WRAP).
O formulário disponível recebe contribuições desde o nome e sigla do plano até seus objetivos, metas, eixos, diretrizes, estratégias e demais componentes do Plano. As sugestões serão avaliadas e irão ser consolidadas em uma nova versão do documento.
A implementação do Planaro traz como expectativas contribuir para a eliminação dos lixões, a redução das emissões de metano, a transição energética pelo aproveitamento energético do biogás e o fomento à agricultura urbana e periurbana, além de promover a inclusão socioprodutiva das organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis na geração de benefícios à biodiversidade e ao controle de doenças e zoonoses.
Parabéns ao governo federal, por esta iniciativa, fundamental este projeto, proteger o meio ambiente, produção de alimentos orgânicos, geração de emprego e renda!