Pontos de Cultura promovem atividades pelos 20 anos da Cultura Viva
- Márcio Leal
- 17 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

A Cultura Viva completa 20 anos neste mês de julho. O programa foi criado em 2004 - e posteriormente convertido na Lei nº 13.018/2014 - e reconheceu a atuação de base comunitária dos milhares de pontos de cultura em todo o país.
Para celebrar, o governo federal está convidando a todos os pontos e pontões de cultura do país, cadastrados ou não, assim como redes, universidades, gestões públicas e legislativos para promover atividades e ações comemorativas nas comunidades onde atuam, que vão compor o primeiro Julho Cultura Viva pelo Brasil.
Para fazer parte do calendário unificado de eventos que ocorrerá durante todo o mês de julho, basta preencher o formulário de inscrição até o dia 30 de junho. Quem participar, recebe o Selo Cultura Viva 20 Anos, o que amplia a visibilidade, além de materiais exclusivos.
A ideia é que a celebração seja com aquilo que os Pontos e Pontões já fazem, não havendo necessidade de inventar nada diferente ou novo. As atividades podem ser oficinas, espetáculos, seminários, mutirões, intervenções, aulas, rodas de conversa ou de leitura, exposições e tudo mais que for desenvolvido.
Em todo o país, são mais de 5 mil Pontos de Cultura. Já no Litoral Sul da Bahia, são 43, como aponta levantamento realizado pelo Instituto Tijuípe junto ao governo estadual.
Komentáře