Publicação reforça ações para acessibilidade cultural plena
- Márcio Leal

- 16 de nov.
- 1 min de leitura

O Itaú Cultural lançou o Dossiê Acessibilidade, publicação virtual que busca enriquecer a discussão sobre acessibilidade e inclusão no setor cultural. O material é um convite à reflexão e à ação, reunindo experiências, pesquisas e rede de colaboração.
O objetivo é impulsionar uma mudança de perspectiva: superar a "acessibilização" (o processo de adaptar um espaço ou conteúdo depois de pronto) em favor de uma acessibilidade ampla, pensada desde a origem dos projetos.
Um dos conceitos centrais explorados é o de Cultura DEF, termo reivindicado por artistas e ativistas com deficiência. Esse conceito propõe que a cultura seja pensada também a partir da perspectiva das pessoas com deficiência, valorizando suas experiências como centrais na criação, fruição e gestão cultural, e não apenas como público.
No capítulo Experiência IC, o Itaú Cultural compartilha sua própria jornada, destacando projetos de fomento e protagonismo, como o Arte e acesso - portfólio coletivo, plataforma de mapeamento que amplia a presença de artistas com deficiência no mercado cultural. A experiência da instituição ainda se estende à plataforma de streaming Itaú Cultural Play e aos cursos EAD da Escola Fundação Itaú.




Comentários