top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Receita para fracasso na captação de recursos



Fernando Nogueira*


Sua organização está cansada de ter recursos em excesso? Não aguenta mais tantas pessoas querendo se tornar doadoras? Filantropos, empresas que ligam dia sim, dia não pedindo para doar quantias ainda maiores? Seus problemas acabaram! Aqui está a receita de como fracassar na captação de recursos e na busca da sustentabilidade.


Ingrediente necessários:


1. Desconsidere a Estratégia

Como qualquer iniciativa, a captação de recursos requer uma estratégia bem planejada. Para alcançar o fracasso garantido, simplesmente ignore esse conceito. Não gaste tempo pensando em quem são seus doadores potenciais, quais são os canais de captação de recursos mais eficazes ou como você vai comunicar sua mensagem. Não se preocupe com metas claras ou um plano de ação. Afinal, quem precisa de estratégia quando se trata de arrecadar dinheiro para uma causa importante, certo?


2. Evite se Comunicar

A comunicação é a chave para conquistar o apoio e a confiança das pessoas. Você está determinado a falhar? Mantenha sua comunicação tão opaca e genérica quanto possível. Evite compartilhar histórias sobre o trabalho da sua organização ou o impacto que teve na vida das pessoas. Não se preocupe em criar conteúdo envolvente ou inspirador. Lembre-se, quanto menos as pessoas souberem sobre o que você faz, menos motivadas estarão para te apoiar


3. Não Cultive Relacionamentos

Se você quiser sabotar suas chances de sucesso, não se preocupe em cultivar relacionamentos com seus doadores. Não os envolva no trabalho da sua organização, não os faça se sentir valorizados ou apreciados. Não se comunique com seus doadores depois que fizerem uma doação, e definitivamente não os convide para eventos ou atividades da organização. Lembre-se, a indiferença é a chave para afastar potenciais apoiadores.


4. Ignore a Transparência

Transparência e prestação de contas são essenciais para construir confiança com seus doadores. Mas claro, vamos ignorar completamente esse princípio! Não divulgue informações sobre como os recursos são usados, não forneça relatórios detalhados sobre o impacto das doações e, acima de tudo, não demonstre responsabilidade financeira. Em pouco tempo, seus apoiadores certamente não vão querer doar mais.


5. Fuja do Digital e do Online

Se você está determinado a fracassar na captação de recursos, negligenciar a presença digital é um caminho certo para o desastre. Ignorar as plataformas digitais significa perder oportunidades valiosas de alcançar novos doadores, engajar os existentes e ter mais chances de espalhar sua voz e missão. Uma ausência digital também pode transmitir uma imagem de desatualização e falta de compromisso com a causa. Fique tranquilo, a geração mais nova, dos que têm até uns 35 anos, não vai dar trabalho – afinal, nem vão conhecer sua organização.


6. Profissional interno com condições? Nem pensar!

Dica infalível. Não contrate alguém. Não crie uma área. Não capacite ninguém para captar. Se por algum azar tiver alguém, dê orçamento zero de investimento ou estrutura. Chegue só com demandas e cobranças, nunca suporte e recursos de quaisquer tipos. Apoio da alta gestão, nem em último caso.


7. Não se Preocupe com a Governança

Cuidado, você talvez tenha usado os outros ingredientes e mesmo assim ainda não perdeu todos seus doadores e voluntários. Agora, se sua governança está bagunçada, seu conselho não é atuante, não zela por proteger a missão da organização e por acompanhar e orientar a alta gestão, parabéns. Conflitos de interesse, falta de políticas claras, prejuízo à reputação e possíveis fraudes e más práticas de gestão vão aparecer rapidamente. E pra isso afetar sua sustentabilidade, é só questão de tempo. Oba!


Modo de Preparo


Combine todos os ingredientes acima e misture-os em uma tigela de ignorância e descaso. Não deixe a mistura repousar ou amadurecer. Sirva imediatamente e observe como seus esforços de captação de recursos fracassam miseravelmente.


Dica: se não tiver algum desses ingredientes, você também pode usar descaso, grosseria, assédio nas relações, desrespeitos às leis (como LGPD), mensagens enganosas e exposição indevida e manipuladora do público com o qual você trabalha. Na medida certa, podem contribuir e muito para a insustentabilidade de suas iniciativas.


Conclusão


Essa receita é garantida: funciona 100% das vezes para levar sua organização ao fracasso na captação de recursos. É muito comum ver vários desses ingredientes no dia a dia de muitas entidades sociais. As causas que levam a isso podem ser muitas: falta de experiência, de tempo, de recursos, de equipe, de priorização, de acreditar na importância de uma captação mais profissional…


Ah, caro leitor, cara leitora, você queria na verdade a receita contrária? Uma que dê garantia de captação? Para o sucesso, os passos são um pouco menos previsíveis. Sem dúvida, passa por investir tempo e esforço em desenvolver estratégias sólidas, comunicação eficaz, cultivo de relacionamentos, transparência financeira, presença digital e com boa governança.


Uma garantia posso dar: milagres não ocorrem. Seguir as recomendações de boas práticas e muitas outras de vários especialistas – de associados da ABCR, por exemplo – nem sempre vai dar certo, ao menos no curto prazo. Mas suas chances de ver seu bolo de recursos crescer aumenta – e muito! Disso não tenho dúvida.


(*) Fernando Nogueira é diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)


104 visualizações1 comentário

1 Comment


luciaalmomoraes
May 17

Em minha opinião deveriam ter uma estratégia diferenciada para quem é iniciante na lei Rouanet , ter uma rede de apoio on-line,fui na rede de contatos expostos no site versalic ,,, passo e-mail p várias empresas ,minhas contrapartidas são bem convincentes … não me enquadro na resposta proposta acima , sou batalhadora , trabalho desde aos 14 anos , fui professora universitária … não tinha ideia das dificuldades impostas p captar recursos , tem empresa de captação que me cobrou um salário mínimo para me colocar em sua rede de contatos ,,, a BFV , bravos fortes e vencedores …não poderia nem imaginar que seria outra rede de negócios … mas estou escrevendo outro livro explicando tudo que estou aprendendo…

Like
bottom of page