top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Agentes culturais de Itacaré participam de formação do Ministério da Cultura



O Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgaram, nessa segunda-feira (22/4), as 720 pessoas de todo o Brasil selecionadas para participar da Pesquisa-ação: Agentes Culturais Democráticos. Foram ampliadas em 20% a quantidade de vagas para a formação - inicialmente, eram 600.


Na Bahia, foram selecionadas 83 pessoas, sendo que duas delas são moradoras de Itacaré: a diretora de Serviços Culturais da prefeitura, Fabiana Barbosa Correa, e o diretor financeiro e coordenador de projetos do Instituto Tijuípe, Márcio Leal.


"Participar da iniciativa é de extrema importância, pois permite ampliar a representatividade e diversidade cultural em nossa cidade", afirma Fabiana Barbosa. "A participação de agentes culturais locais, como os dois selecionados de Itacaré, representa o avanço que a cidade tem conquistado na área nos últimos anos."


O diretor do Instituto Tijuípe reforça a importância da seleção de moradores de Itacaré. "É um reconhecimento enorme para todo mundo que atua com Cultura em nossa cidade. Nós vamos participar de todas as atividades do projeto com a responsabilidade de estarmos representando todo o setor."


A pesquisa-ação vai produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre pesquisa e experiências dos agentes culturais, para estimular e aprimorar as ações culturais democráticas na atual conjuntura. A formação online, na modalidade ensino à distância (EAD), começa em 13 de maio e a aula inaugural será no dia 16, das 18h30 às 20h.


São 13 módulos temáticos. Ao longo das atividades, serão desenvolvidos Planos de Ação Cultural baseados em suas experiências culturais e nos diálogos estabelecidos ao longo do projeto. Esses encontros serão remotos e ocorrerão todas as quintas-feiras até setembro de 2024.


A formação vai enfatizar o Sistema Nacional de Cultura, sancionado há poucos dias pelo presidente Lula. "Itacaré tem um Sistema Municipal de Cultura quase completo. Em 2017, a cidade aprovou sua lei e ainda implantou o Conselho Municipal de Políticas Culturais, que é central no processo participativo e democrático. Falta apenas termos o Plano Municipal de Cultura", conta Márcio Leal.


As conquistas recentes são enfatizadas pela diretora da prefeitura. "Isso demonstra o fortalecimento e valorização das manifestações culturais locais, contribuindo para o desenvolvimento artístico, cultural e social da região."



83 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page