top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Agentes de teatro, dança e circo têm oportunidade em eventos internacionais


Profissionais de teatro, dança e circo podem se inscrever para a Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024. A Fundação Nacional de Artes (Funarte) vai selecionar 40 agentes artísticos para receberem apoio de R$ 15 mil brutos para participação em plataformas de negócios e encontros na Colômbia e no Chile.


As inscrições para o Mercado Cultural do Festival Internacional de Artes Vivas (FIAV), de Bogotá, na Colômbia, vão até 22 de julho. O evento, antigo Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, será realizado entre os dias 10 e 14 de outubro.


Já para quem tiver interesse em participar na PLATEA - Semana dos Programadores do Festival Internacional Teatro a Mil, de Santiago, no Chile, o prazo de inscrições é até 12 de agosto. O evento ocorre de 14 a 19 de janeiro de 2025.


Podem concorrer pessoas físicas maiores de 18 anos; pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos; microempreendedores individuais (MEI); e empresários(as) individuais (EI), com experiência no campo da cultura e das artes.


Artistas, programadoras(es), curadoras(es), produtoras(es), entre outros agentes, precisam comprovar atuação de, pelo menos, cinco anos consecutivos nos segmentos de Teatro, Dança e/ou Circo.


Do total de bolsas, está prevista a reserva de, no mínimo, 20% para candidaturas de pessoas negras; 10% para candidaturas de pessoas indígenas; e 10% para candidaturas de pessoas com deficiência. Por módulo, também serão garantidas, pelo menos, duas bolsas para cada região do país.


O projeto integra o Programa de Internacionalização das Artes da Funarte, que busca fortalecer a presença das artes brasileiras nos diversos circuitos internacionais, por meio da articulação institucional junto a entidades, organismos e projetos internacionais.


Em novembro, como uma das ações inaugurais, a Funarte integrou a comitiva brasileira na Bienal de Dança na África durante a 10ª edição do KINANI, em Maputo, capital de Moçambique. Fizeram parte da delegação 12 programadoras e programadores de festivais de dança ou multiartísticos de todas as regiões do país, além da apresentação de 20 artistas e/ou coletivos brasileiros. O Festival de Dança Itacaré esteve na comitiva.

282 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page