top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Audiossérie no Spotify dá vida a Macunaíma



Quase 100 anos após sua publicação, o livro "Macunaíma, um herói sem caráter", de Mario de Andrade, vai virar audiossérie com nove episódios no Spotify. O lançamento será neste sábado (24/2), às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Casa Comum (ICC) no YouTube. Para participar do evento, precisa se inscrever em https://macunaima.institutocasacomum.org/.


Durante o evento, haverá a apresentação do primeiro episódio e de detalhes do processo de criação da adaptação. Em seguida, terá debate entre equipe de criação, elenco e público.


Lida por um viés moralista e superficial, muitas vezes se interpreta que o herói, Macunaíma, teria por atributo a “falta de caráter”. Ainda hoje, a busca em definir esse "caráter" permanece. Mário de Andrade desde o início esclarece a intenção e o sentido que buscava: "com a palavra caráter não determino apenas uma realidade moral não, em vez entendo a realidade psíquica permanente, se manifestando por tudo, nos costumes, na ação anterior, na língua, na história, na andadura, tanto no bem, como no mal. O brasileiro não tem caráter porque não possui nem civilização própria nem consciência tradicional."


A direção da audiossérie é de Américo Córdula. Para dar vida aos personagens, estão Cacá Carvalho, que em 1978 protagonizou Macunaíma sob a direção de Antunes Filho; Paschoal da Conceição, que integrou, como Mário de Andrade, o carro abre-alas da escola vencedora do carnaval 2024 de São Paulo; Tadeu de Pietro; Lara Córdula; Andreia Duarte; e o próprio Américo.


A paisagem sonora e direção musical ficou a cargo de Edézio Aragão, que criou a ambientação dos espaços fantásticos pedidos pelo livro, além da trilha sonora. A consulta bibliográfica é de Célio Turino e a adaptação do roteiro de Ivan Andrade, com produção executiva de Silvana Bragatto.


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page