top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Bolsa incentiva reportagem sobre energia solar



O Plano Nordeste Potência, iniciativa que promove a transição energética através de renováveis de forma justa e inclusiva, oferece três microbolsas de - R$ 5 mil cada - para a produção de reportagem ou série de reportagens, que podem ser online, impressa, fotográfica ou audiovisual.


O edital valoriza iniciativas e soluções existentes em energia solar fotovoltaica que promovem a produção rural familiar e estimulam a economia local com justiça climática e também as que denunciam práticas abusivas.


As pessoas interessadas devem preencher o formulário eletrônico até 15 de janeiro de 2024, seguindo as regras do edital. A divulgação dos projetos selecionados será em 31 de janeiro. As reportagens deverão publicadas em algum veículo de comunicação até 31 de março.


O Plano Nordeste Potência calcula que mais de 1 milhão de empregos podem ser gerados na região nos próximos cinco anos no setor de energia solar descentralizada. No mundo, mais de um terço dos empregos no setor de energia renovável estão na área de paineis fotovoltaicos.


De acordo com a Absolar, investir em paineis solares reduz a conta de luz. O retorno do investimento para residência é de cerca de quatro anos e para, um sistema comercial, em torno de três anos.


Além disso, a energia solar é a tecnologia mais bem vista por brasileiros e brasileiras, provocando sentimentos extremamente positivos em 60% das pessoas entrevistadas, independente de região, gênero, escolaridade, idade, religião e classe social.


REGRAS DO EDITAL

Edital de bolsas-auxílio para reportagens sobre solar fotovoltaica descentralizada – Nordeste Potência


O Plano Nordeste Potência oferece três bolsas de R$ 5.000,00 cada para a produção de uma reportagem ou de uma série de reportagens online, impressa, fotográfica e/ou audiovisual.


SELEÇÃO


1.1. Inscrições


O processo seletivo será feito por meio deste edital, aberto para inscrições de jornalistas e comunicadores de todo o Brasil, a partir do dia 15/12/23, às 0:00, até o dia 15/01/24, às 23:59 (BRT). Os interessados devem preencher este formulário.


Não serão aceitas inscrições incompletas, enviadas após o prazo ou que não atendam ao escopo proposto. O preenchimento completo das informações pedidas no formulário é essencial.


A bolsa-reportagem é por proposta de pauta que deve ser trabalhada a partir da pergunta: “como a energia solar mudou ou pode mudar a pequena produção rural no Nordeste?“.


O valor será entregue para apenas o profissional indicado, no ato da inscrição, como proponente.


1.2. Critérios


Os critérios para a seleção são a originalidade, a qualidade da pauta, a capacidade de apuração jornalística e a relevância do assunto para a sociedade.


As pautas desta edição devem estar relacionadas ao tema proposto e serem transversais às consequências da emergência climática e e/ou soluções e/ou desafios em relação à temática.


As propostas serão analisadas seguindo os seguintes critérios:


– Se a sugestão de pauta está de acordo com os critérios jornalísticos (ineditismo, relevância, abrangência, atualidade e factualidade do assunto). De 1 a 5 pontos;

– Se a/o proponente tem capacidade de produzir a pauta (1 a 5 pontos);

– Se a/o proponente faz parte de um coletivo ou organização de comunicação ou de imprensa periférica e/ou de povos e populações tradicionais (mais 1 ponto);

– Se a/o proponente for pessoa declaradamente não-branca (mais 1 ponto);

– Se a/o propoente é mulher ou pessoas transgênero ou gênero não-binário (mais 1 ponto).


Serão selecionados os jornalistas e/ou comunicadores com as maiores pontuações. Em caso de empate, serão selecionados profissionais com maior pontuação nos critérios relacionados à diversidade.


1.3. Divulgação de selecionados


A divulgação dos selecionados será realizada no site e redes sociais do ClimaInfo e nas redes sociais do Nordeste Potência em 31/01/2024.


Os selecionados serão contatados por e-mail, com prazo de três dias para confirmação de recebimento do resultado. Caso não responda e/ou indique incapacidade de cumprimento das regras deste edital, sua candidatura será desconsiderada e o proponente com a seguinte melhor pontuação será selecionado, e assim sucessivamente.


PAGAMENTO


Após a divulgação dos selecionados, o jornalista e/ou comunicador receberá o valor da bolsa em sete (7) dias úteis. O pagamento será feito somente mediante assinatura do contrato de concessão da bolsa.


PUBLICAÇÃO


3.1. Prazo


Os selecionados devem ter suas reportagens publicadas impreterivelmente até o dia 31/03/2024. Não podendo ser data posterior.


O ClimaInfo, pelo projeto Nordeste Potência, deve ser informado no mesmo dia da publicação ou lançamento, por meio do e-mail tatiane.matheus@climainfo.org.br, considerando:


– Em caso de publicação em veículo online, deve ser enviado o link e o PDF da página web;

– Em caso de mídia impressa, deve ser enviado um fac-símile, em formato PDF, com o nome do veículo;

– Em caso de exposição fotográfica, as fotos devem ser enviadas por e-mail, assim como um registro fotográfico da instalação e o local;

– Em caso de produção audiovisual, o produto deve ser também publicado online e seu link enviado por e-mail.


1.2. Divulgação


O proponente concede o direito de publicação do nome da reportagem, de fac-símile e do link, se for o caso, da reportagem publicada, no site do ClimaInfo e nas redes do ClimaInfo e do Nordeste Potência, com os devidos créditos do(s) autor(es) e do veículo.


Em caso de dúvidas, entrar em contato, por e-mail, com tatiane.matheus@climainfo.org.br

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page