top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Concurso recebe textos literários de crianças da América Latina


Estão abertas, até 6 de novembro, as inscrições no concurso de histórias "Macondo tem sim alguém que lhe escreva". Iniciativa do CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e Caribe – e da Fundação Gabo vai premiar 20 crianças de 10 a 13 anos.


Inspirado no legado do ganhador do Prêmio Nobel colombiano Gabriel García Márquez, o concurso convida jovens escritores e escritoras a explorar o tema "nossa identidade e orgulho pelo que somos". Nos contos, crônicas ou relatos, as crianças devem expressar, por meio de suas histórias, sua visão do mundo e das suas raízes e tradições culturais.


"A primeira coisa que devemos dar a uma criança é um livro. Com este concurso em sua segunda edição, queremos alcançar a promoção da leitura e da escrita", afirmou Alejandra Claros Borda, secretária-geral do CAF.


Os melhores contos serão receberão como prêmio uma viagem inesquecível ao Caribe colombiano, acompanhados de um familiar ou responsável. Seguindo os passos de Gabriel García Márquez, a criança visitará lugares emblemáticos como Cartagena das Índias, Barranquilla e Aracataca, cidade natal do escritor. Além disso, as histórias serão publicadas em uma antologia literária que será distribuída gratuitamente em formato digital e físico.


"Esperamos que este concurso se consolide aos poucos, como um projeto fundamental que nos lembre que as histórias existem para crescer e mudar a realidade. Este convite que estendemos aos meninos e meninas é para escreverem a partir de suas realidades, para pegarem suas histórias e transformá-las com seu poder criativo e imaginação”, disse Jaime Abello Banfi, diretor geral da Fundação Gabo.


Os textos devem ser individuais. A extensão mínima é de duas a seis páginas. Recomenda-se o uso da fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. 6. Os trabalhos serão recebidos em formato Word, PDF, JPG ou PNG.


Se a história for manuscrita, serão aceitas fotografias ou folhas escaneadas, desde que sejam apresentados nos formatos acima. Recomenda-se que os manuscritos sejam totalmente legíveis.


118 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page