top of page

Conferência de Desenvolvimento Rural abre etapa online

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura

Todas as pessoas interessadas já podem contribuir na etapa digital da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. As sugestões e votações podem ser realizadas até 31 de agosto, usando a conta GovBr.


A Conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, vai elaborar um documento final com propostas que vão nortear a atuação do governo para povos do campo, das águas e das florestas.


Na etapa digital, cada pessoa pode apresentar até três propostas e votar em outras 10, nos seguintes eixos:


  1. Papel do Brasil Rural como resposta à emergência climática e às demais crises globais;

  2. Transformação agroecológica dos Sistemas Alimentares e do Brasil Rural;

  3. Democratização do acesso ao território, à terra e à água;

  4. Direitos sociais e Bem Viver; e

  5. Estado, participação popular e políticas públicas para o Brasil Rural.


Até o momento, foram apresentadas 32 propostas, sendo as três mais votadas:


  • Autonomia das mulheres rurais: criar linhas de créditos específicas para mulheres rurais, com juros reduzidos e prazo adequados a realidade produtiva, acompanhada de assistência técnica especializada para incentivar a produção agroecológica, agroindústria familiares e cadeias produtivas lideradas por mulheres. (eixo 4)

  • Programa de valorização aos saberes locais das mulheres como ferramenta de recuperação dos biomas e das águas: criar através do Ministério da Educação, junto aos Ministérios de Meio Ambiente e de Mulheres um Programa permanente de acompanhamento universitário, com a tarefa de desenvolver estudos baseados no saber das mulheres em seus biomas, que apontem para a recuperação dos biomas e viabilize economicamente a vida destas famílias, avaliando as potencialidades e possibilidades de cada lugar. Um processo que possibilite a valorização e potencialização do trabalho que as mulheres já fazem em seus biomas. (eixo 1)

  • Saúde Pública no Campo: elevar acesso a saúde pública no campo, assim, propiciar informações necessárias a todos que nele vivem. Se faz necessário principalmente em municípios de pequeno porte garantia de acesso ao SUS dentro do próprio território rural, inclusive com especialistas. Pensar a saúde pública ainda no espaço rural e não somente locomovendo o paciente quando assim surge a vaga, pois em alguns casos pode estar completamente debilitado. (eixo 5)


Autoras e autores das 20 propostas mais votadas participarão da Etapa Nacional, que ocorrerá entre 15 e 17 de outubro, em Brasília, e deve reunir cerca de 2 mil pessoas. A última edição da Conferência foi em 2013.


Como preparação, ainda estão sendo realizados encontros municipais, estaduais, territoriais, temáticas e livres em todo o país, que também apresentarão propostas para o debate nacional. O regimento interno detalha como é essa organização e orienta quem deseja realizar etapas em seus territórios.


Comments


Logomarca comemorativa de 30 anos do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Tumblr Ícone
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER / Designer Mídia.Com

bottom of page