top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Conferência Temática sobre pontos de cultura será nesta segunda (26/2)



A Conferência Temática Cultura Viva será realizada nesta segunda-feira (26/2), às 19h, em formato remoto. A atividade é parte da 4ª Conferência Nacional de Cultura e vai reunir Pontos e Pontões de Cultura de todo o país para iniciar a elaboração de um Plano Nacional para o setor. As inscrições devem ser feitas no site https://plantaformas.org/conferences/cultura-viva-20anos.


A Política Nacional de Cultura Viva foi instituída por meio da Lei nº 13.018/2014 e articula, capacita e fomenta ações realizadas por entidades, coletivos e agentes culturais em suas comunidades, além de apoiar, valorizar, reconhecer, dimensionar e divulgar as culturas e os fazeres culturais em seus diferentes territórios.


Para isso, o governo federal certifica Pontos e Pontões de Cultura. Atualmente, são mais de 4,3 mil unidades georreferenciadas em cerca de mil municípios nos 27 estados. Na nossa região, temos duas unidades em Itacaré, uma em Uruçuca, três em Itabuna e 10 em Ilhéus.


São elas:


  • Itacaré - Associação Cultural Tribo do Porto e Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré

  • Uruçuca - Associação Cultural do Município de Uruçuca

  • Itabuna - Banda Sinfônica de Itabuna, Cia Esbórnia de Teatro e Universidade Estadual de Santa Cruz

  • Ilhéus - Associação Grupo de Capoeira Liberdade, Associação Instituto Sul-Baiano de Arte Educação (IBARTE), Casa da Cultura Popular, Teatro Popular de Ilhéus, Associação Cultural Amigos de Morfeu, EROS - Grupo de Apoio e Luta pela Livre Orientação Sexual do Sul da Bahia, Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Museu da Capitania de Ilhéus, Mensagens da Terra e Associação dos Machadeiros de Olivença


Apoios


A rede de entidades que compõe o Cultura Viva conseguem acessar recursos por meio de editais dos governos federais e estaduais e das prefeituras para fomento a atividades culturais, por premiação de projetos, iniciativas, atividades, ou ações e por meio de concessão de bolsas a pessoas físicas buscando o desenvolvimento de atividades culturais que colaborem para as finalidades da Política.


Para participar da Rede, é necessário se cadastrar em http://culturaviva.gov.br/rede/entrada/. Lá, primeiro será solicitado o CNPJ da organização, se tiver. Depois, deverão ser informados os dados da pessoa responsável, dados da entidade ou do coletivo cultural, localização georreferenciada, portifólio e outros documentos das atividades realizadas, atuação e articulação, recursos disponíveis e iniciativas de formação.


O cadastro é avaliado pela Comissão de Certificação que informa se houve aprovação ou não em até três meses depois da inscrição.

117 visualizações2 comentários

2 Comments


vanynha2000
Feb 25

Eu quero participar

Like

vanynha2000
Feb 25

Quero participar

Like
bottom of page